Rede Nacional de Intercessão: Cruzada Nacional do Rosário

alt

Durante o Encontro Nacional de Formação em janeiro de 2015, o Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão fez uma importante convocação a todos os intercessores e intercessoras da RCC do Brasil para iniciarem uma Cruzada Nacional do Rosário nas intenções do Papa Francisco, da Igreja Católica no Mundo, da RCC e do Brasil.

A Cruzada Nacional do Rosário iniciou no mês de fevereiro de 2015 com a proposta de encerrar em janeiro de 2016 durante o Encontro Nacional de Formação (ENF). Porém, mesmo alcançando grandes resultados, observamos que novas e graves situações ainda estão acontecendo em nosso País e no mundo que precisam de orações e súplicas ao Senhor, por isso discernimos que devemos nos manter mobilizados na Cruzada Nacional do Rosário por mais este ano pelo menos.

As notícias que acompanhamos através dos meios de comunicação não deixam dúvidas de que estamos vivendo tempos difíceis em nosso País e no mundo inteiro. Coisas que nunca vimos estão se desenrolando diante de nossos olhos: grandes atos de corrupção, de vandalismos, de terrorismos, saques, manifestações de indignação em momento histórico delicado, doenças estranhas surgindo em muitos lugares do mundo, inclusive aqui na nossa Nação, catástrofes naturais, guerras em muitos Países, etc. Diante de tudo isso não podemos ficar indiferentes, ao contrário, devemos apresentar a Deus toda esta realidade por meio da oração incessante, pois somente assim tais situações poderão ser vencidas, afinal nada é impossível para Deus que age em nosso favor quando oramos com fé e com perseverança.

Sabemos, no entanto, que para vencer esta luta contra o mal que tenta dominar o Brasil e o mundo, será preciso muito mais do que articulações políticas, econômicas ou científicas; precisamos, na verdade, nos unir em oração para pedir com fervor o auxílio da proteção divina através da intercessão de Nossa Senhora, pois estas forças muitas vezes proveem da inspiração do malígno.

Desta forma, voltamos a convocar neste ano todos os intercessores da RCC do Brasil para continuarem unidos “diariamente” em oração com Nossa Senhora, através da meditação de um Mistério do Santo Rosário e da oração do Terço da Divina Misericórdia em favor do Brasil, da RCC, do Papa e da Igreja no Mundo.

A dinâmica da Cruzada neste ano de 2016 será a seguinte:

a)      Os Mistérios do Rosário (Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos) foram distribuídos por Região do Brasil de maneira que em todos os meses teremos o Rosário completo sendo meditado em todo o País associado ao Terço da Divina Misericórdia.

b)      Os articuladores regionais e os coordenadores estaduais do Ministério de Intercessão continuarão responsáveis em fazer com que esta Cruzada chegue a cada Intercessor de sua Região ou Estado.

c)       Cada intercessor deverá meditar “um Mistério do Rosário” (de acordo com a escala da sua Região) e o Terço da Divina Misericórdia todos os dias até o final de Janeiro de 2017 no ENF 2017. (Vide Tabela abaixo).

d)      O Mistério do Rosário e o Terço da Divina Misericórdia podem ser meditados individualmente em sua própria casa, na Igreja ou em um lugar escolhido que favoreça sua meditação.

e)      O Mistério do Rosário e o Terço da Divina Misericórdia serão meditados nas intenções de nossa Nação, o Brasil, pela RCC, pelo Papa e pela Igreja no mundo.

f)       Você pode se cadastrar na Cruzada Nacional do Rosário através deste link:

https://docs.google.com/forms/d/13T29MRYdPuhWJDH86DWA-SRnWOLQuhQmcDLROiYrP8w/viewform

Através da escala abaixo podemos identificar o mistério do Rosário que devemos meditar de acordo com o Estado onde habitamos:

 

 

MÊS DO ANO

MISTÉRIOS    DO    ROSÁRIO

I

 

GOZOSOS

LUMINOSOS

DOLOROSOS

GLORIOSOS

N

FEVEREIRO/16

NORTE

SULESUDESTE

CENTROOESTE

NORDESTE

T

MARÇO

SULESUDESTE

NORDESTE

NORTE

CENTROOESTE

E

ABRIL

NORDESTE

CENTROOESTE

SULESUDESTE

NORTE

R

MAIO

CENTROOESTE

NORTE

NORDESTE

SULESUDESTE

C

JUNHO

NORTE

SULESUDESTE

CENTROOESTE

NORDESTE

E

JULHO

SULESUDESTE

NORDESTE

NORTE

CENTROOESTE

S

AGOSTO

NORDESTE

CENTROOESTE

SULESUDESTE

NORTE

S

SETEMBRO

CENTROOESTE

NORTE

NORDESTE

SULESUDESTE

O

OUTUBRO

NORTE

SULESUDESTE

CENTROOESTE

NORDESTE

R

NOVEMBRO

SULESUDESTE

NORDESTE

NORTE

CENTROOESTE

E

DEZEMBRO

NORDESTE

CENTROOESTE

SULESUDESTE

NORTE

S

JANEIRO/17

CENTROOESTE

NORTE

NORDESTE

SULESUDESTE

 

Algumas vitórias atribuídas ao Santo Rosário:

Vitória sobre os turcos em Lepanto, na Grécia, no dia 7 de outubro de 1571

O Papa São Pio V abençoou os escudos dos exércitos cristãos que enfrentaram os turcos otomanos; estes já tinham tomado Constantinopla – sede do Império romano do oriente (1476) – e se preparavam para dominar a Europa Cristã e faze-la muçulmana; então, o Papa pediu ao Príncipe João da Áustria para enfrentar o inimigo da Igreja. Foi uma guerra justa, para se defender e não para atacar. E os exércitos cristãos, em menor número, mas sob a proteção do santo Rosário de Nossa Senhora venceram os otomanos; então o Papa consagrou o dia 7 de outubro à Nossa Senhora das Vitórias, ou do Santo Rosário.

Segundo vários documentos pontifícios, S. Domingos teve sobre o Rosário uma revelação particular de Maria, por volta do ano 1206.

Os albigenses eram assim chamados porque eram numerosíssimos na parte da província do Languedoc chamada Albi. Formavam uma seita na qual se praticavam monstruosidades morais. Para conter essa torrente devastadora, a Igreja mandou-lhes missionários, entre outros Dom Diego, Bispo de Osma (na Velha Castela), e seu arcebispo Domingos de Gusmão, tão célebre depois sob o nome de São Domingos. Esses homens apostólicos puseram mãos à obra, com ardor, mas seu zelo teve pouco êxito. Aflitíssimo pela esterilidade de seus esforços, Domingos dirigiu-se à Mãe de Deus. De acordo com a tradição, a aparição se deu em Castelnauday, numa aldeia chamada Prouille. Ela o consolou e lhe disse: “Meu filho Domingos, aprenda isto: o meio empregado pela Santíssima Trindade para reformar o mundo foi a Saudação Angélica. Portanto, se quiser converter esses corações empedernidos, pregue-a segundo o modo que vou ensinar-lhe”. Indicou então a organização do Rosário, composto de 3 terços, ou 15 dezenas, a cada qual corresponde um mistério de nossa Fé. Com esta poderosíssima arma Domingos pregou outra vez, com novo ardor. Ensinou a Fé, propagou a devoção do Rosário, e os frutos da conversão se multiplicaram com prodigiosa rapidez.

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão

 

INTENÇÕES PARA ESTE MÊS

1.    Para que cesse a violência no Brasil e no mundo.

2.    Pela erradicação dos vírus causadores da Dengue, Zika e Chikungunya .

3.    Pela unidade entre todos os membros da RCC do Brasil.

4.    Pela Reunião de Oração do Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de Oração).

5.    Pelos Grupos de Oração na Diocese, no Estado e no Brasil.

6.    Pelos Ministérios da RCC no seu Grupo de Oração, Diocese, Estado e no Brasil.

7.    Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.

8.    Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.

9.    Pelos eventos de evangelização da RCC no seu Grupo de Oração, na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.

10.  Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional neste ano.

11.  Pelas coordenações do seu Grupo de Oração, da RCC na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil (Coordenadora Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).

12.  Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelo seu Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.

13.  Pelas casas de missão da RCCBRASIL e pelos missionários e missionárias.

14.  Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.

15.  Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram para a moção da Reconstrução.

 


Leia mais sobre Intercessão