Juventude carismática é motivada a refletir sobre vocação em agosto

alt

No mês em que a Igreja convida os católicos a voltarem o olhar para as vocações, a coordenação nacional do Ministério Jovem incentiva a juventude carismática a rezar com São Luís e Santa Zélia Martin - pais de Santa Teresinha do Menino Jesus.

O mês das vocações foi instituído pela Igreja do Brasil no ano de 1981. Naquele tempo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi motivada pelo Concílio Vaticano II, com seu ensinamento amplo sobre a vocação e o compromisso de todos os batizados. Neste contexto, houve um voto à realização de atividades específicas sobre a ministerialidade da Igreja para este mês, fazendo com que a Igreja brasileira olhasse para cada fiel como alguém chamado por Deus a exercer uma missão específica no seio eclesial.

“Não bastava mais apenas observar os rapazes vocacionados ao sacerdócio a fim de mandá-los para o seminário e as moças vocacionadas para a vida religiosa, enviando-as a alguma casa formativa. Isto também, evidentemente! Mas era preciso formar consciência de que todos temos uma missão e uma vocação na comunidade”, explicou o assessor eclesial do MJBRASIL, padre Alexander Cordeiro.

 

altA cada domingo

Por esse motivo, vemos hoje que os domingos do mês de agosto são dedicados a refletir em cada semana, vocações específicas. O primeiro domingo, por razão da proximidade com o dia de São João Maria Vianney, é dedicado à oração e reflexão sobre a vocação do presbítero, em especial o diocesano. No segundo domingo, por ocasião do dia dos pais, somos chamados a refletir a vocação matrimonial, assim como a celebração da Semana Nacional da Família. No terceiro domingo, em virtude da proximidade com a festa da Assunção de Nossa Senhora, celebra-se a vocação à vida religiosa e consagrada masculina e feminina. Por fim, o quarto domingo é marcado pela celebração da vocação dos leigos em suas diversas atuações ministeriais, de modo especial os catequistas. Além disso, em 10 de agosto, por causa da festa de São Lourenço, celebra-se a vocação dos diáconos, em especial nas dioceses com forte presença do diaconato permanente.

 

Pais intercessores

Diante disto, a coordenadora nacional do Ministério Jovem, Daniele Almeida, motiva os jovens do Movimento a se dedicarem, neste mês de agosto, à oração e reflexão acerca do chamado de Deus em suas vidas por meio do testemunho de São Luís e Santa Zélia. “Não vejo melhores intercessores para os jovens que buscam encontrar e dar passos em sua vocação que os santos pais de Santa Teresinha. Sou apaixonada por este casal, que, antes de se conhecerem, tentaram ingressar em ordens religiosas. Não admitidos, Deus providenciou que se encontrassem e não tivessem dúvidas de que deveriam casar-se e constituir uma numerosa e santa família”, lembra a dirigente.

Trechos da biografia do casal, canonizado em 18 de outubro de 2015 pelo papa Francisco, relatam que após poucos meses de noivado, Luís e Zélia se casaram e conduziram uma vida conjugal apoiada no seguimento do Evangelho, participação cotidiana da missa e da vida paroquial, zelo pela oração pessoal e comunitária e confissão frequente. Da união do casal nasceram nove filhos, quatro morreram prematuramente, enquanto as cinco filhas que sobreviveram se consagraram à vida religiosa. alt

A família Martin viveu com comprometimento o chamado universal à santidade, uma vez que empenharam todos os seus esforços para fazerem de suas passagens pela Terra um verdadeiro apostolado da santidade. E é por este motivo que hoje convidamos São Luís e Santa Zélia Martin a participarem da vida da juventude da Renovação Carismática, conduzindo-os na busca pela vontade de Deus em suas vidas e encorajando-os a darem sem deixar para depois mais este passo em sua caminhada, seja como sacerdote, religiosa(o) ou na formação de uma bela, santa, e porque não, carismática família.

Ficou curiosa(o) sobre a vida de São Luís e Santa Zélia Martin? Saiba mais no site do Vaticano clicando neste link: https://goo.gl/2Zur2b

 

Fonte: Ministério Jovem da RCCBRASIL

 


Leia mais sobre Formação