A nossa maior riqueza: nossos filhos

alt

Não conseguimos imaginar a nossa vida sem a presença de todos os nossos filhos. Deus tem sido muito generoso conosco, confiando-nos dons tão preciosos que não somos capazes de quantificar ou mensurar. De fato, podemos afirmar que eles são a nossa maior riqueza. "O 'dom mais excelente do matrimônio' é uma pessoa humana" (Conf. CIC 2378).

Um dom é, por essência, uma dádiva, um presente, um donativo, um benefício concedido livre e voluntariamente por aquele que doa. A vida é presente de Deus e só podemos acolhê-la como puro dom. Não há merecimento, mas doação e entrega da parte de Deus. É um verdadeiro privilégio!

A Palavra de Deus nos garante que: "(...) a herança do Senhor são os filhos, a sua recompensa o fruto das suas entranhas." (Salmo 127, 3-5). O ato de gerar uma vida consiste, pois, na mais genuína expressão do amor do casal, amor este que não se divide, mas multiplica-se em cada filho.

Ainda que vivamos em meio à cultura da morte denunciada por São João Paulo II, os filhos são e sempre serão uma bênção na vida da família. Não são um peso ou um fardo a carregar, mas tesouros a acolher e a zelar. Essa cultura que visa contaminar os corações com o medo de ter filhos, reduzindo-os muitas vezes a intrusos na vida do casal, ou como empecilhos, fonte de gastos financeiros e dores de cabeça, pode ser neutralizada e vencida pela vivência do Amor no testemunho ousado de famílias que humildemente acolhem a vida e confiam na Misericórdia e Providência Santíssima.

"No amor não há temor, pois o amor perfeito elimina o temor" (1 João 4,18). Esse é o amor que Deus chama a todos os que contraíram o Sacramento do Matrimônio, amor que acolhe os filhos sem medo. O amor é capaz de superar todas as lutas diárias e os desafios do tempo presente. Deus é amor! Acreditemos e confiemos no Amor!

Atualmente temos seis filhos. Presentes confiados por Deus a nós. Não temos riquezas materiais, mas a graça de Deus tem enchido a nossa casa de "bens" que não passarão. Entre paredes rabiscadas, brinquedos espalhados e os desafios próprios da vida em família, somos chamados a cada dia a olhar para cada um dos nossos filhos e enxergar os tesouros dados pelo Senhor.

Desejamos encorajar a todos os casais que sim, tenham filhos! Acolham! Abram-se à vida e a esse amor generoso de Deus que não limita Suas bênçãos àqueles que humildemente decidem receber de bom grado as almas confiadas por Ele para serem geradas, formadas e no fim da vida conduzida de volta ao céu!

 

Josemar e Viviane

Grupo de Oração São José

Coordenadores Estaduais MPF RCC Mato Grosso

Pais da Maria Eduarda, Emanuel, Verônica, Luíz Miguel, Tobias e Teresa

 

 

Você é um evangelizador de crianças e adolescentes? A RCC tem um curso pensado em você!

altOrganizado pelo Ministério para as Crianças, a Formação para Evangelizadores de Crianças e AdoleSantos é um curso online da RCCBRASIL que aborda diversos conteúdos a pais, professores, catequistas e todas as outras pessoas que trabalham nessa evangelização.

Ministrado por lideranças do Ministério para Crianças, o curso é feito por meio de videoaulas que apresentam fundamentação teórica para a evangelização de crianças e adolescentes e também ensinam atividades e brincadeiras adequadas a cada faixa etária, para que os alunos possam aplicar nas comunidades e que as crianças e adolescentes possam fixar a mensagem do Evangelho.

 

No curso, são abordados temas como os exercícios dos dons no GO de Crianças; planejamento de como começar um grupo de adolescentes e de crianças; como trabalhar a sexualidade e afetividade com crianças e adolescentes, entre outros.


Leia mais sobre Artigos