Rede Nacional de Intercessão: A ação da intercessão na salvação das almas

altApesar de recebermos as graças necessárias para a salvação, todo mundo ainda precisa de graças especiais para perseverar. Isso ocorre porque a decadência de uma alma geralmente segue um processo.

Primeiro, a pessoa comete ingratidões que causam um certo retraimento da graça. Isso faz com que a pessoa, ainda quando em estado de graça, exponha gravemente sua salvação. Ela necessita, portanto, de graças excepcionais para se manter no estado de graça e não cair em pecado mortal. A nossa maldade demonstra que não podemos perseverar na vida espiritual sem um apoio especial.

Ademais a natureza humana é tão fraca que muitas vezes as pessoas abusam da graça de tal forma que é impossível encontrar quem pratique a fidelidade suficiente para salvar-se sem a intervenção de um mediador junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, a fonte da graça. Por causa disso, a atuação de um(a) intercessor(a) é importantíssima, pois ajuda a alma a suprir, por meio dos pedidos dele(a), as graças para ser atendida no sentido de obter a disposição e até mesmo os meios para a sua salvação.

A oração de intercessão é uma arma espiritual que tem resultados práticos em relação a Deus, pois realiza a Sua vontade em alcançar as pessoas, abrindo-as para o Evangelho (cf. ITm. 2,3-4), utiliza as armas de Deus, que são poderosas, pois são as maiores forças do mundo (cf. IICor. 10,4), aos outros quebranta o coração resultando na salvação da alma (cf. Sl. 52,7) e tira a venda dos olhos daqueles que estão cegos (cf. IICor. 4,3-4; Sl. 118,18).

O objeto da intercessão pode até ser desprezível aos nossos olhos, ou seja, o intercessor pode interceder por um rebelde, por uma pessoa que lhe fez algum mal, por um criminoso, isso na verdade não importa. Deus ouve essa oração de súplica, quando o intercessor deixa de orar por ele mesmo, e passa a orar mais pelos outros. Isso toca o coração de Deus. Nada nos faltará se por acaso nos "esquecermos" de pedir algo que necessitamos, ou de orar pelas nossas necessidades pessoais. Deus bem sabe o que precisamos.

Jesus, na cruz do Calvário, no seu maior sofrimento e humilhação, fez uma oração por aqueles que O estavam matando. A oração de Jesus foi: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem.” (Lc. 23,34). Isso revela um coração movido pelo amor. Apesar da maldade ou da crueldade, o intercessor clama a bênção de Deus por aqueles que precisam da salvação e por meio desta oração o Senhor pode salvar uma alma perdida.

Um bom exemplo do que estamos afirmando é um episódio da vida de santa Teresinha do Menino Jesus que "inspirada pelo Espírito Santo, assumiu junto a Jesus a intenção de interceder permanente e indistintamente por todos os pecadores para que suas almas fossem salvas ao fim desta vida terrena.

Foi aí que sua missão principal passou a ser: salvar almas para Jesus! Três meses depois, Deus, confirmando a ela que esta era a Sua perfeita vontade, fez que ela tomasse conhecimento, por meio da imprensa, da existência de um assassino cruel que seria condenado à morte por seus crimes hediondos: o assassinato de duas mulheres e uma criança.

Certa de que ele morreria sem a graça da salvação, ela começou a interceder por ele a distância, clamando por sua alma e pedindo a sua irmã Celina que mandasse celebrar missas nesta intenção: pela salvação da alma daquele facínora impenitente, sem citar seu nome, Pranzini, então conhecido por toda a França como um grande e cruel criminoso.

Assim, com a cumplicidade de sua irmã Celina, que já era religiosa carmelita, ambas começaram a oferecer preces e sacrifícios para a salvação daquela alma para Jesus. A jovem Teresinha, motivada pela fé que crescia dia a dia em seu coração, apesar da aparente dificuldade de Pranzini aceitar Jesus como seu Salvador, tinha certeza de que suas preces não seriam em vão. Mas, como era seu costume, ousou pedir ao Bom Deus que lhe desse um sinal de que este seu pedido seria atendido, o que lhe foi concedido.

Apesar de seu pai Luis proibir as filhas de ler jornais, Teresinha, furtivamente, lia as notícias que falavam da execução de Pranzini, que se aproximava, percebendo, para sua tristeza, que ele se recusara a confessar-se com um padre para receber a absolvição e a misericórdia divina. Mas ainda assim ela confiou e continuou a sua intercessão pela salvação de sua alma, até que no dia da execução, quando ele seria enforcado em praça pública, antes de receber a corda no pescoço, Pranzini, tomado por uma súbita inspiração, se voltou para o padre que o acompanhava, pegou o crucifixo em suas mãos e beijou por três vezes as Santas Chagas de Jesus, caindo em prantos.

Para Teresinha aquele foi o sinal do arrependimento de Pranzini, pois imediatamente ela se lembrou da experiência que tivera em seu chamado para salvar almas, quando viu o precioso sangue de Jesus saindo das chagas de Suas santas mãos.

A partir daí a intenção de Teresinha de salvar almas através da intercessão se intensificou e passou a ser sua grande missão aqui na terra e no Céu, onde ela diariamente intercede por todos os que pedem seu auxílio neste mundo.

Ao longo de toda a sua vida terrena, Teresinha mandou celebrar missas pelo sufrágio da alma de Pranzini, porque ele foi sua primeira experiência na missão de salvar almas para Jesus, como ela havia se comprometido com seu querido esposo."[1]

Este exemplo da vida de Santa Teresinha ilustra muito bem o poder da oração de intercessão diante de Deus, mesmo que o objeto da oração seja uma causa que julgamos impossível de alcançar. Na verdade, nada é impossível para Deus que age através das nossas orações e sempre está disposto a salvar a quem se encontra perdido.

A intercessão também atua indiretamente na alma quando estamos intercedendo por outras intenções, como por exemplo, quando intercedemos por nosso Grupo de Oração ou em algum evento de evangelização. Ao orarmos pelos pregadores, músicos e dirigentes de oração, estamos indiretamente intercedendo para a salvação de todas as pessoas que frequentarão a Reunião de Oração do nosso Grupo de Oração naquela semana ou daquele encontro pelo qual estamos intercedendo. Deus Pai, com sua sabedoria e misericórdia infinitas, sabe utilizar esta oração para o benefício daqueles que mais necessitam de salvação. Assim a nossa intercessão atinge o seu principal objetivo que é a salvação de todas as pessoas, tal como é o objetivo do Ministério de Jesus que, diante do Pai, intercede continuamente por toda a humanidade.

Deus te abençoe!

 

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão



[1] Livro 30 dias com Santa Teresinha do Menino Jesus; de Antonio Miguel Kater Filho

 

 

INTENÇÕES PARA ESTE MÊS

1.    Para que cesse a violência no Brasil e no mundo.

2.    Pela erradicação dos vírus causadores da Dengue, Zika e Chikungunya .

3.    Pela situação política, econômica e moral em nosso País.

4.    Pelo XXXII Congresso Nacional da RCCBRASIL nos dias 07 a 10/07/16 em Aparecida/SP.

5.    Pela Reunião de Oração do Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de Oração).

6.    Pelos Grupos de Oração na Diocese, no Estado e no Brasil.

7.    Pelos Ministérios da RCC no Grupo de Oração, na Diocese, no Estado e no Brasil.

8.    Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.

9.    Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.

10.  Pelos eventos de evangelização da RCC no Grupo de Oração, na Diocese, no Estado e no Brasil.

11.  Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional neste ano.

12.  Pela missão de Gilberto Gomes Barbosa a frente da presidência internacional da Fraternidade Católica - FRATER. (A FRATER é o órgão de serviço criado com a missão de atender as Novas Comunidades Carismáticas Católicas de Vida e Aliança. Fundada pelo Pontifício Conselho para os Leigos em 1990, seu objetivo principal é promover a comunhão, partilha e ajuda mútua entre seus membros).

13.  Pelas coordenações do Grupo de Oração, da RCC na Diocese, no Estado e no Brasil (Coordenadora Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).

14.  Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelo Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.

15.  Pelas casas de missão da RCCBRASIL e pelos missionários e missionárias.

16.  Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.

17.  Para que todos os membros da RCC do Brasil busquem a unidade e se abram para a moção da Reconstrução.

 

 


Leia mais sobre Intercessão

RCCShop