Edição especial do ENUR comemora Jubileu 50 anos da RCC no mundo

alt

Entre os dias 2 e 5 de novembro, a cidade universitária de Santa Maria (RS) tornou-se a capital dos universitários católicos do Brasil. Localizada no coração do Rio Grande do Sul e com nove Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas a primeira universidade pública do interior do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a cidade gaúcha acolheu 1200 jovens de todas as regiões do Brasil e mais países da América Latina, para celebrar os 50 anos da RCC, com uma edição especial no 16º Encontro Nacional das Universidades Renovadas (ENUR). Com a benção da considerada reitora da UFSM, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira do Estado do Rio Grande do Sul.

Com o sim do arcebispo de Santa Maria (RS), dom Hélio Rubert, o ENUR contou com a assessoria de padre Lucas Carvalho, responsável pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de Santa Maria, que presidiu a missa de encerramento (05/11) com a participação de outros episcopos: o bispo de Cachoeira Grande, dom Ricardo Hoerpes, o bispo de Frederico Westphalen, dom Antônio Carlos Keller, que ministrou um dos workshops e ainda com o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Danilo Pinto.

Esteve com os luquinhas ainda, a presidente da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, o coordenador nacional da Comissão Nacional de Formação da RCCBRASIL, Vicente Gomes Neto (Vicentinho), e o coordenador nacional do Ministério de Fé e Política, Sérgio Zavaris. Eles também ministraram workshops durante o evento. Com a presença de Vicente Gomes foi realizado o lançamento da primeira apostila de formação do Ministério Universidades Renovadas, que integra, de agora em diante, o módulo de formação específica no processo de formação permanente da RCCBRASIL. A apostila trata da missão do Ministério, da formação dos GOUs e das lideranças do MUR.

Com a moção de “Ressurreição” dada à equipe nacional durante oração de discernimento do local do evento, no Encontro Nacional de Formação (ENF) deste ano, o ENUR Tchê foi aguardado com ansiedade pelos luquinhas do Brasil inteiro, que cruzaram o país - alguns por 30 horas, para estarem no encontro que tem sido instrumento de renovação de fé, planejamento, formação e direcionamento de Deus para o MUR. Além de um grande momento de fraternidade, no qual os que partilham o sonho da construção da civilização do Amor se encontram para fortalecer os laços de amizade e relembrarem que não estão sós nesta missão.

altAlém de momentos de pregação, louvor e adoração, a programação contou com nove workshops, oito mesas temáticas e ainda a 5ª edição da mostra científica e 1ª do Simpósio de Inovações Pastorais, que teve como motivação: “Peço, na minha oração, que a vossa caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão e critério" (Fl 1,9). No sábado (4), aconteceu um momento celebrativo jubilar, com show da Banda Eterna Aliança, de Criciúma (SC), apresentação de músicas gauchescas e, claro, churrasco!

Como o Espírito Santo suscita nos corações a oração pela vida, um grupo de participantes do encontro, visitou o local onde aconteceu o trágico acidente conhecido como “Incêndio da boate Kiss”, que matou 242 universitários, em 27 de janeiro de 2013, para fazer uma oração pelas vítimas, sobreviventes e seus respectivos familiares. Em declaração ao portal do avtsm.org/ (Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria), o luquinha Guilherme Fernandes, de Uberlândia (MG), testemunhou: “Não sei nem descrever o que foi esse momento. Eu vou guardar na memória cada segundo que passamos nesse local”.

 

Pré-ENUR e Enurzinho - legados do ENUR e marcas de Deus por onde passam

A dinâmica de realização do ENUR engloba alguns eventos que o antecedem e outros paralelos: o Pré-ENUR e o Enurzinho. O Pré-ENUR trata-se de uma missão que antecede os dias do ENUR, cuja primeira edição aconteceu em 2008. Nesse ano, foi realizada na capital gaúcha, Porto Alegre, nos campus da UFRGS (Centro e Vale) e em Pelotas, na Universidade de Pelotas.

Baseia-se nos pilares missionário, acadêmico e cultural/esportivo. Entre as atividades que aconteceram nas duas cidades, teve doação de abraços em Porto Alegre, e em Pelotas aconteceu a Semana de Integração Universidades Renovadas, com o tema “Dignidade Humana: quanto vale uma vida?”. Entre os palestrantes estavam o professor Carlos Ferraz, que tratou sobre “Lei Natural, Direitos Humanos e Dignidade da Pessoa Humana”; o delegado, Rafael Broedbeck, que abordou o tema “Os fundamentos da violência no Brasil: qual a realidade atual?” e a psicóloga Sandre Volcan, que ministrou a palestra “Doenças emocionais advindas da vida acadêmica: como lidar com essa realidade?”.

 

Profecia de multiplicação e entrega para os luquinhas do Brasil

Durante a presença no ENUR, a presidente da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, ministrou um workshop e deu palavras de ânimo e motivação aos participantes e exortou-os a multiplicarem a graça de Deus dada pela unção específica de evangelizar nas Universidades:

“A moção para vocês é de multiplicação. Deus não os quer para apenas um período de quatro anos ou durante um tempo breve de vida universitária, Deus deseja multiplicar a graça em vocês. A missão que têm é para a vida toda. Multipliquem-se!”, motivava-os durante workshop. A palavra teve confirmação no final do ENUR, quando foi dada uma profecia no momento ministrado pela coordenadora arquidiocesana da RCC de Londrina (PR) e conselheira do Ministério Universidades Renovadas do Brasil, Ierecê Gilberto: “Eu vos faço profetas da vida. Metei-vos no seio da Universidade. Eu vos envio, adentrei-vos, não vos poupeis. Desejo que vos consumam sem cessar. Não guardeis nada para si. Multiplicai vossos talentos, minha Providência não vos faltará. Assim diz o Senhor”. alt

Eis a palavra de ordem: “Ide!” e a palavra de ciência: consumir-se! E a visualização de uma vela que queima no altar por amor para levar a vida.

“Essa profecia precisa chegar a todos os lugares do Brasil. A cada luquinha, em cada GOU do Brasil”, enfatizava com zelo ministerial e de pastora, Ierecê Gilberto.

 

ENUR e Missão Ad Gentes

A comissão Ad Gentes do MUR confirma as moções de multiplicação que Deus tem dado ao MUR Brasil. Coordenado pela doutoranda da UFRGS, Fabiana Riva, o Ministério ofereceu durante o ENUR um workshop em lingua espanhola “Taller en Español: Un sueño de amor para el mundo”. Participaram do workshop cinco jovens argentinos, que estiveram pela primeira vez no ENUR. Entre eles, estava o jovem acadêmico de jornalismo, Javier Alejandro (Corrientes, Argentina). “Esta é a primeira vez que participo do ENUR. Um dos momentos que mais gostei foi o workshop ministrado em meu idioma. Senti-me em casa e muito acolhido. Saber que se preocuparam com esse detalhe, me fez sentir o cuidado de Deus comigo e a vontade Dele em estar aqui. Ao voltar para a Argentina, iniciarei o sonho de Amor em minha universidade”, testemunhou Javier.

O jovem tomou conhecimento do ENUR três meses antes de acontecer e, ao voltar para seu país, fez uma série de campanhas e vendas com seus amigos para angariar fundos para participarem. Fortalecido com a oração dos irmãos e o envio que recebe no ENUR, Javier volta para a Argentina com o coração renovado e uma missão já aceita!

 

 

Fonte: Ministério Universidades Renovadas do Brasil

 


Leia mais sobre Eventos nacionais