Reunião do MUR aconteceu em Taguatinga (DF)

alt

Aconteceu entre os dias  11 e 15 de novembro em Taguatinga – Distrito Federal, a Reunião Equipe Nacional de Servos do Ministério Universidades Renovadas, o MUR, que tem como missão o anúncio de Jesus Cristo e a promoção do batismo do Espírito Santo nos meios acadêmicos.

A reunião da equipe nacional do MUR tem como objetivo promover integração, formação, partilha e impulsionar a missão dos coordenadores estaduais e membros das comissões, além de ser tempo propício de discernimento das ações e direcionamentos para o ano seguinte. Neste ano, especialmente, a RENS aprofundou-se nos pilares da identidade ministerial, dedicando-se a reflexão e amadurecimento da perspectiva da “Vida Carismática”, de uma maior compreensão do “Sonho” e da amplitude das linhas de “Missão” e do carisma do “Olhar Profético”. 

Foi realizada a acolhida e partilhado com todos da equipe a moção do Jubileu de Ouro da RCC, sendo realizado o momento de introdução da vela, símbolo do Jubileu, que acesa representa a chama do Espírito Santo que renova os centros acadêmicos por meio do sim e da fidelidade dos servos do MUR.  Kédina Rodrigues, coordenadora do Conselho Estadual da RCC DF,  como representante do Conselho Nacional fez também a reapresentação de Milena Assunção como Coordenadora Nacional do Ministério Universidades Renovadas para os próximos 03 anos.

Outra presença significativa desta edição da RENS foi a presença do Padre Danilo Pinto, assessor do Setor de Universidades da CNBB, que agradeceu o firme propósito de caminhar em unidade que vem sendo demonstrado pelos membros do MUR e motivou-os a prosseguirem no firme propósito da evangelização do âmbito universitário.

A grande novidade da RENS 2016 foi a Exposição das Atividades Missionárias por meio de um painel organizado por estados, onde cada coordenador estadual teve um momento fecundo de partilha de experiências e conquistas na realização de suas atividades e ações missionárias.  Estruturado num modelo padronizado de apresentação, todos os estaduais mostraram as atividades realizadas ao longo de 2016, seu impacto, tempo de organização e seus resultados. A EXPO - Experiência de Oração, o ACAMP – Acampamento para universitários e o RUAH – Semana Missionária foram as ações que predominaram na maioria dos estados; mas esta exposição permitiu-nos conhecer outras iniciativas e a dinâmicas da evangelização nos meios acadêmicos, tais como: Missas na Universidades;  GOUzão/GOULAÇO – Encontros de Louvor que acontecem nos fins de semana, feriados e férias; CineGOU; Trote Solidário, Acolhida Solidária e Fraterna de Calouros; Mesas Temáticas e seminários para aprofundamento e estudo de temas à luz da fé e da razão;  além de inúmeras ações recreativas e sociais que realizaram Brasil afora concomitante às festas típicas e festas religiosas regionais.

Outra pauta relevante desta reunião foi o discernimento quanto ao local do próximo ENUR – Encontro Nacional Universidades Renovadas que será realizado em 2017, também em comemoração ao Jubileu de Ouro da RCC.

Estiveram presentes na reunião os coordenadores estaduais, núcleo de serviço e comissões e os conselheiros. Os estados representados foram: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.

A equipe nacional de serviços do MUR sai desta reunião com o coração inflamado de amor e zelo pela missão evangelizadora nas universidades, reconhecendo que a Unidade - vivermos um só coração; a Maturidade - de andar de acordo com a vontade do Espírito Santo a Direção – a  missão de ir ao encontro dos corações angustiados e enfraquecidos são a fonte da Alegria de Ser Ministério Universidades Renovadas.

 

Ministério Universidades Renovadas

Por meio dos servos do MUR realizam-se diversas ações de evangelização nas universidades e escolas, dentre elas especialmente os GOU’s – Grupos de Oração Universitário. O GOU é o encontro que acontece dentro das escolas permitindo que estudantes, professores e funcionários reúnam-se num espaço fraterno de louvor, clamor pelo Espírito Santo e partilha da Palavra, sendo encorajados a impregnar suas realidades acadêmicas da doutrina de Jesus Cristo Vivo e Ressuscitado. 


Leia mais sobre Ministérios