Skip to main content
Faça um planejamento para o retorno das Reuniões do Grupo de Oração

Faça um planejamento para o retorno das Reuniões do Grupo de Oração

Estamos em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Com isso, a  suspensão dos Grupos de Oração presenciais, em diversos locais, foi necessária. Porém, a evangelização não pode parar, assim como não para o “mover” do Espírito Santo em nossas vidas. Devemos utilizar esse período para resgatar nossa identidade carismática e, dessa forma, nos prepararmos bem para retornar nossos Grupos cheios de unção e profecia. 

Nesse período, o mais importante é intercedermos juntos pelo fim da pandemia, para que o mundo volte ao seu curso normal, porém mais voltado para Deus. Sejamos intercessores pelos doentes, pelos agentes de saúde, pelas famílias que perderam entes queridos. Desse modo, ainda é possível lucrarmos indulgência plenária, dada suas condições. 

Então, usemos bem esse tempo para rezar e para fazermos um bom planejamento para o retorno do Grupo de Oração. O planejamento é basicamente feito por três etapas: Diagnóstico, planejamento e avaliação. Entenda como aplicar isso na sua realidade.

Conhecer bem para planejar melhor 

Uma das vantagens de não estarmos em um Grupo presencial é o fato de termos tempo para reflexão e análise. Esses são dois pontos muito importantes no processo de planejamento. É preciso fazer um bom diagnóstico de como o Grupo de Oração tem vivido sua identidade carismática, conforme nos direcionou o presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões no seu livro “Eu vos constituí sentinelas de Israel!”. 

É importante observar certos temas, entre eles, como tem acontecido as reuniões de Núcleo e de Oração; as formações da perseverança; como é vivenciado pelo Grupo a Palavra de Deus, o louvor, a missão, a unidade. Vale tomar o livro, refletir sobre cada tópico, e anotar os principais pontos que precisam ser levados em conta, e que precisam de ações mais direcionadas. 

Planejar ações de evangelização para o retorno do Grupo de Oração

Esse é o momento de definir as estratégias que podemos utilizar para melhor otimizar o retorno do Grupo. Faça uma planilha e exponha tudo de modo concreto e o mais mensurável possível. Por exemplo: Você identificou que uma deficiência do Grupo é a vivência da espiritualidade com a Palavra de Deus. Então você pode estabelecer iniciativas que promovam a prática da oração com a Bíblia. É possível: fazer em Grupo o Curso Introdução às Sagradas Escrituras, promovendo o curso da IEAD RCCBRASIL, inserindo no cronograma 1 aula por mês. Outro exemplo seria dar uma formação sobre a Leitura orante da Palavra ou Lectio Divina, e já sugerir data possível e o pregador.

Na planilha, ficaria assim:

O grande segredo é avaliação 

O processo pode ser todo comprometido, se depois de tudo que levou para preparar o planejamento ele for engavetado. Planejamento precisa ser visto, revisto e avaliado constantemente sem tirarmos diante dos olhos os objetivos e as motivações. 

Por isso, estabeleça instrumentos de avaliação e prazos para isso. Ex: sexta-feira às 19h30 revisar o planejamento do Grupo de Oração; Todas as reuniões do Núcleo começarão com oração, e depois avaliação do planejamento. 

Desse modo, quando o Grupo voltar, teremos uma família mais polida e discernida com a Vontade de Deus. 

Algumas dicas especiais para você

Para este tempo de quarentena a RCCBRASIL está disponibilizando alguns cursos onlines gratuitos que podem ser utilizados pelo seu Grupo de Oração nesse período.

  • Curso de Batismo no Espírito Santo: aprenda fundamentos bíblicos, patrísticos, teológicos, doutrinários, pastorais e da experiência da RCC sobre a graça do Batismo no Espírito Santo. O curso traz diversas reflexões acerca da essência da espiritualidade carismática e uma das características que formam a identidade daqueles que “renasceram” na Corrente de Graça: o batismo no Espírito Santo. 
  • Congresso Nacional Querigmático Online: Dias 1 a 3 de maio, viveremos dias de aproximarmo-nos de Deus por meio do seu Espírito. Com convidados como Patti Mansfield, Vinícius Simões, Padre Marcelo Rossi, Padre Eduardo José (Salvista), Apolônio (Fundador da Comunidade Boa Nova), membros do Conselho Nacional e outros irmãos e irmãs. Inscrições gratuitas em breve. 
  • Para colaboradores: Curso de Mariologia (gratuito): Isso mesmo! Você que é colaborador fiel do Projeto Semeando a vida no Espírito, terá a oportunidade de fazer, gratuitamente, o Curso de Mariologia do IEAD RCCBRASIL. Faça crescer ainda mais sua devoção e seu amor à mãe de Deus. Participe!