Skip to main content

7 características dos coordenadores na RCCBRASIL

Administradores de uma graça particular, dada por Deus em vista de sua missão, e cercado pelos dons de Deus, os coordenadores nas mais diversas instâncias da RCCBRASIL são aqueles que, na doação de si mesmos, preparam o coração dos irmãos e irmãs para a santidade. 

No livro, O Líder carismático, Elvis Rodrigues afirma que ocupar este lugar não é uma tarefa meramente humana, mas, sobrenatural. É somente por esta ação que um líder, conduzido pelos Carismas, pode levantar um povo de oração e louvor.

Para mergulhar profundamente nesta experiência sobrenatural que é marchar à frente do povo que Deus confiou, conheça 7 características dos coordenadores na RCCBRASIL.

Desse modo, chamamos os líderes ao fortalecimento da identidade carismática.

#1 Autoconhecimento

O líder precisa conhecer a si mesmo, suas potencialidades e debilidades, a fim de não transferir para os liderados suas próprias necessidades reprimidas nem combatê-las neles, como diz Elvis Rodrigues. Logo, o autoconhecimento se torna, então, a ferramenta de equilíbrio que ajuda os coordenadores na RCCBRASIL a administrar suas potencialidades e limites, e conduzir a si e ao seu povo em direção à Deus. 

É através do autoconhecimento que o líder carismático começa a formar um povo que não se torne semelhante a si próprio, mas a Cristo. Afinal, aquele líder que deposita sobre o povo suas fraquezas e vontades, corre o grande risco de, longe da imitação de Cristo, formar um povo fraco e cheio de vontades distantes da vontade de Deus. 

#2 Administração do tempo e delegação de tarefas nos coordenadores na RCCBRASIL

Em um mundo cada vez mais acelerado, o coordenador de um Grupo de Oração da RCCBRASIL precisa ser um bom administrador do tempo. Por este motivo, não pode deixar que seus membros percam o tempo da graça, que chamamos Kairós. 

A administração do tempo é também a ferramenta que auxilia na condução justa da vida e suas exigências e permite ao coordenador corresponder aos compromissos da vida ordinária tornando-se “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5, 13-16).

A delegação de tarefas é uma responsabilidade e uma característica. O líder que sabe delegar bem, consegue livrar-se da tentação do autoritarismo e de tomar “posse” das atividades como se fossem suas. Portanto, delegar é também serviço. 

#3 É preciso que os coordenadores na RCCBRASIL tenham capacidade de tomar boas decisões

Sim! O bom líder tem como característica a tomada de decisões adequadas e fundamentadas na oração e no discernimento. Por isso, mesmo não acertando sempre, a liderança cristã deve contar sempre com o auxílio do Espírito Santo e seus dons.  

#4  Ser sensível a Deus e aos irmãos

Uma das grandes características da vivência da identidade Carismática é pedir a condução do Espírito Santo em todas as ações. Essa deve ser também a principal característica de um Coordenador. Somente buscando essa condução é que o líder carismático torna-se uma pessoa sensível a Deus e a sua vontade. Além disso, essa sensibilidade é o que o faz capaz de fomentar uma necessária vida de oração…………

#5 É aquele que sabe perder para ganhar

Decidir bem supõe renunciar a algo, diz Elvis no livro sobre a liderança carismática. 

Podemos comparar essa missão com um matrimônio, que tem suas renúncias. Afinal, o coordenador da RCC precisa compreender que muitas escolhas pessoais, inclusive que digam respeito a outros Servos – como delegar uma função ou retirá-la – ou que envolvam outros membros, exigirão renúncias.

Mesmo assim, o coordenador precisa lembrar-se sempre que nenhuma renúncia amorosa é estéril. Toda escolha feita em Deus é um ato de amor e quando vivido com sinceridade e abandono, resulta em frutos e milagres antes não imaginados!

#6 Os coordenadores na RCCBRASIL precisam saber ouvir bem

O líder deve ter como uma de suas características a capacidade de escutar. Primeiramente, a Deus e à Sua vontade, mas também às autoridades da Igreja e ao povo que conduz. Lembrando sempre que é na escuta a Deus que cumpre-se verdadeiramente a missão do coordenador. 

Se aprofundarmos a temática da liderança dos santos, como Teresa de Ávila, a reformadora do Carmelo e a própria Beata Elena Guerra, veremos um forte testemunho de escuta atenta, obediente, às suas autoridades, à Vontade de Deus, e aos seus irmãos e irmãs.  

#7 Formar, amar e servir o povo

O líder é aquele que forma para a Verdade. Sendo assim, o mundo o vê como um louco por escolher como proposta de vida um estilo evangélico e carismático. Contudo, é aquele que ama e abraça a todos, sem olhar o lugar do qual vieram. Afinal, o líder é o primeiro a ter esperança no seu povo e confiar na força do Espírito que faz novas todas as coisas.

O serviço também é característica indispensável. Servir a Deus, aos irmãos e na obediência, servir também a Santa Mãe Igreja. Servir não pela lei, (II Coríntios 3, 6) pois ela mata. Ao contrário, servir segundo o Espírito que tudo vivifica e que pode dar uma experiência de renovação espiritual.

Quer conhecer mais características?  Adquira a obra O Líder carismático de Elvis Rodrigues que visa instruir o Líder Carismático. Desse modo, afirma que ele é dom, presente e testemunha para os irmãos