Skip to main content

Carismáticos, saiam do abatimento e do desânimo

Na nossa caminhada como carismáticos são inúmeras as vezes que precisamos reavivar a chama do Espírito Santo que há em nós.

A nossa humanidade, marcada pelo pecado original, carrega as marcas do homem que por si só tende a se afastar de Deus. Não foram poucas as vezes que O Senhor nos exortou por meio de Sua palavra e profecias a renovar a nossa fé e continuar a caminhada.

Em toda a História Sagrada conseguimos enxergar um Deus que caminha ao lado do Seu povo: encorajando, fortalecendo, perdoando e conduzindo.

Agora, neste tempo, não seria diferente, o Senhor nos chama a um avivamento e nos recorda a nossa missão como povo carismático. 

Por isso, neste ano queremos que essa palavra seja concretizada no meio de nós. “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará!” (Ef. 5, 14b).

Carismáticos: é preciso sempre recordar que temos um chamado

“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes do teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.” (Jr 1,5). Ao lermos esta passagem, o que salta aos nossos olhos e ao nosso coração é a certeza de que somos chamados a uma missão.

E para esta missão o Senhor nos capacitou. E a nós, Carismáticos, não faltou os dons necessários, bem como as condições para bem desempenhar nossa missão.

Por vezes, as dificuldades e desafios que encontramos em nossa caminhada parecem nos cansar. Mas precisamos nos levantar pela força e poder do Espírito Santo.

Não podemos nos deixar abater, é preciso sempre recordar que Aquele que nos chamou para levar o batismo no Espírito aos quatro cantos desta terra, também nos capacitou e conosco estará até o fim.

Clique aqui e confira a Palavra Norteadora 2023 para a RCCBRASIL


Carismáticos: combater e  não desanimar

“Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos.” (II Cor 4, 8 – 9).

Na caminhada dos apóstolos enxergamos claramente como esta graça sustentava-os de maneira que eles nunca recuaram, mas avançavam sempre confiantes e desejosos em cumprir a missão dada por nosso Senhor.

Um bom Cristão Carismático certamente deseja, assim como São Paulo, “combater o bom combate, terminar a carreira e guardar sua fé” (I Tm 4, 7). Contudo, para isso é necessário que estejamos sempre unidos ao Senhor, por meio da oração, clamando o Espírito Santo e vivendo por Ele.

Neste tempo somos chamados a reavivar em nós a chama dos carismas para que, firmes em nossa missão de levar o batismo no Espírito Santo, sigamos enfrentando com fortaleza qualquer desafio à nossa frente.

Este é o nosso tempo, confiado a nós! Essa é a nossa vez de anunciar Jesus por meio do Batismo no Espírito Santo.

Nos livremos daquilo que pode nos abater interiormente

Em nossa caminhada como carismáticos, muitas dificuldades externas são inevitáveis e podem nos abater, mas precisamos ser vigilantes quanto aquilo que nos abate de dentro para fora.

Por isso o ensinamento de São Paulo é exortação para nós neste tempo: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos” (Fl 4, 8).

Portanto, como carismático somos chamados a intensificar a nossa vida de santidade. Pois o que mais nos abate interiormente é o pecado. Logo, sem uma busca constante de santidade não conseguiremos desempenhar com eficácia a nossa missão enquanto carismáticos.

A vida missionária depende de nossa entrega, de nossas renúncias e sacrifício. Sem a renúncia ao pecado e o sacrifício para manter-se na vida da graça, nossa evangelização é estéril e o abatimento será inevitável.

Lutemos por uma vida santa guiada pelo Espírito Santo.

Você pode ler também: A penitência na vida espiritual do carismático

E Cristo vos iluminará

“Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará!” (Ef 5,14)

O pecado traz a morte e a escuridão, mas Cristo traz a luz e a vida.

Despertos e renovados interiormente pelo Espírito Santo, a luz de Jesus brilhará em nós.

Precisamos deixar que a voz de Cristo nos acorde do sono e do torpor que o pecado e as dificuldades produziram em nós. Somente a voz do Senhor é capaz de romper com a nossa cegueira e letargia.

Que tenhamos discernimento e sabedoria para saber qual é a vontade do Senhor para nós e para o povo que nos foi confiado.

Uma vida nova nos espera! Vida de santidade e de muitos frutos em nossa caminhada e missão enquanto carismáticos.

Confira também: 7 práticas indispensáveis para transformação de vida

Portanto…

Estamos em um tempo propício para clamarmos a graça de Deus por meio do Espírito Santo. Temos sobre nós uma promessa de avivamento, de um tempo novo, de uma vida nova.

Deixando para trás aquilo que nos desanima e nos abate, corramos ao encontro da promessa que o Senhor tem para nós nesse tempo.