O coordenador e a formação doutrinária

A formação do coordenador tem por finalidade levá-lo a caminhar segundo o Espírito de Deus, no seguimento de Jesus, e tomar consciência de sua missão na Igreja, no Grupo de Oração e no mundo, vivendo carismaticamente na busca do crescimento à estatura de Cristo.

A formação cristã apresentada a seguir resume-se basicamente em dois aspectos: espiritual e doutrinário.  O ensino sobre formação espiritual foi abordado na edição passada deste boletim. Neste mês, falaremos sobre a formação doutrinária.

Para que o ensino do coordenador seja sólido, consistente e eficaz, a sua fé deve estar firmada em três pontos:

a)  A Revelação Divina Escrita - A Sagrada Escritura

Nós somos os destinatários da Palavra de Deus: "Toda a escritura é inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem se torna perfeito, capacitado para toda boa obra" (2 Tm 3,16-17).

Devemos devorar, saborear e meditar a palavra para que possamos levá-la fielmente adiante com o coração cheio de fé, esperança e caridade, pois a "vossa Palavra constitui minha alegria e as delícias do meu coração, porque trago o vosso nome, ó Senhor dos exércitos!" (Jr. 15,16b).

b) A Revelação Divina transmitida oralmente - A Sagrada Tradição

Tradição vem do latim tradere que significa entregar e traditio que significa transmissão. "Por isto os Apóstolos, transmitindo aquilo que eles próprios receberam (cf. 1 Cor 11, 23; 15 3), exortam os fiéis a manter as tradições que aprenderam seja oralmente, seja por carta (cf. 2 Ts 2, 15) e a combater pela uma vez transmitida aos santos (cf. Jd. 3). Quanto à Tradição recebida dos Apóstolos ela compreende todas aquelas coisas que contribuem para santamente conduzir a vida e fazer crescer a fé do Povo de Deus, e assim a Igreja, em sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo o que ela é, tudo o que crê".

"A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão, portanto, estreitamente conexas e interpenetradas. Ambas promanam da mesma fonte divina, formam de certo modo um só todo e tendem para o mesmo fim. Com efeito, a Sagrada Escritura é a fala de Deus enquanto é redigida sob a moção do Espírito Santo; a Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a Palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos para que, sob a luz do Espírito de verdade, eles em sua pregação fielmente a conservem, exponham e difundam. Resulta, assim, que não é através da Escritura apenas que a Igreja consegue sua certeza a respeito de tudo que foi revelado. Por isso, ambas, Escritura e Tradição - devem ser recebidas e veneradas com igual sentimento de piedade e reverência" (DV 8).

c)   O ensinamento da Igreja - O sagrado Magistério

A principal missão confiada aos seguidores de Jesus foi “ide e ensinai” (cf. Mc 15,16). Mas esse ensinamento muitas vezes está sujeito a interpretações subjetivas que descaracterizam a verdade, de modo que esse ensinamento foi confiado especialmente aos sucessores dos apóstolos, o papa e os bispos. O Magistério foi instituído pelo próprio Senhor para conduzir a sua Igreja, guardar o depósito da fé e vigiar contra as falsas doutrinas e contra as divisões.

Hoje temos acesso a inúmeros documentos escritos pelo Magistério tais como os Documentos pré-conciliares, conciliares, pós-conciliares, o Catecismo da Igreja Católica, os Documentos da Igreja da América Latina e os Documentos da CNBB que são fontes inesgotáveis de sabedoria e ensinamento.

O momento de formação deve ser um momento privilegiado de aprofundamento na fé e conversão do coração. E um tempo no qual Deus interpela o coordenador, suscita o discernimento, confirma o chamado e renova o ardor missionário. É um tempo de vigilância, jejum, oração, estudo e planejamento.

Hoje a RCC tem uma riqueza que são as apostilas de formações e que dão sustentabilidade aos nossos ministérios, coordenações e a todos àqueles que quiserem aprofundar no conhecimento da RCC.

Módulo Básico:
· Identidade da RCC;
· Carismas;
· Grupos de Oração;
· Oração, Caminho de Santidade;
· Santidade;
· Liderança em Serviço na RCC;
· Igreja;
· Doutrina Social da Igreja.

Módulo de Formação Humana:
· Relacionamento com Deus;
· Relacionamento com o outro;
· Relacionamento comigo mesmo.

Módulo Reavivando a Chama:
· O Reavivamento do Louvor;
· O Reavivamento do Grupo de Oração.

Módulo Formação de formadores:
· Encontro I;
· Encontro II;
· Encontro III.

Além das apostilas acima citadas existem as apostilas de formação de cada ministério.

CONCLUSÃO

No tempo de preparação o coordenador avança pela estrada da perfeição cristã crescendo em sabedoria e conhecimento, com a ajuda da graça de Deus prosseguindo decididamente rumo ao estado de homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (cf. Ef 4, 13).

Jamais esquecer que o formador é o Espírito Santo, pois é Ele quem forma o Cristo em nós. Ele molda nosso coração, purifica as intenções, fortalece nossa vontade e recorda o que aprendemos.


____________________________________________

O conteúdo deste ensino foi extraído da apostila Grupo de Oração - Tesouro de Deus, que faz parte dos materiais de formação produzidos pela Editora RCCBRASIL. Quem desejar, pode adquirir a apostila, na íntegra, na nossa loja virtual na internet, acessando  www.editorarccbrasil.com.br, ou ligando para (53) 3227-0710.


Leia mais sobre Formação