A importância dos núcleos de Intercessão e suas funções

alt

Desde o Antigo Testamento até os dias de hoje é próprio de Deus escolheu aqueles que vão conduzir o seu povo, evidenciando a colaboração do homem em cumprir uma missão por um determinado tempo “Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo” (Ex, 3, 10).

 Assim, Moisés foi escolhido por Deus para libertar um povo da escravidão e conduzir à terra prometida. Missão árdua e intensa, mas ele não estava sozinho, contava com Deus, a quem ‘se entretinha face a face’ (Ex 33, 11), e também com auxílio do irmão, Aarão, e do futuro sucessor: “seu ajudante, o jovem Josué, não se apartava do interior da tenda” (Ex 33, 11). Para dar continuidade ao plano de Deus, a missão prosseguiu com outro líder que conhecia o povo que Moisés conduzia e convivia com aquela realidade.

Na Renovação Carismática Católica, a cada tempo, são discernidas pessoas para assumir um novo chamado: uma coordenação, exercendo uma posição de liderança, “Há uma diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” (I Cor 12,6), e é preciso que haja humildade para acolher os propósitos e a missão com fidelidade para que a graça atual continue sendo derramada, como um fio condutorinterligado a vontade de Deus.

No Ministério de Intercessão, este fio condutor é ligado por meio da atuação dos núcleos de intercessão em todas as instâncias de coordenação, que promovem a união de esforços para orientar e capacitar àqueles que são inseridos no serviço da intercessão.

A coordenação nacional, estadual e diocesana do Ministério de Intercessão é composta pelo coordenador e seus núcleos. Estes são fundamentais para assegurar o cuidado com os intercessores e o zelo com o Ministério. Os componentes do núcleo ajudam, auxiliam, dão suporte ao coordenador da intercessão em sua missão, portanto, devem assumir como um chamado especial para orientar e motivar a vivência dos direcionamentos e ações do Ministério, contribuindo em tudo para maturidade dos intercessores e também devem sustentar a oração resguardando a proteção do rebanho de intercessores.

A principal missão dos núcleos é a oração, com intimidade, fidelidade, ousadia e comprometimento. Assim, os componentes dos núcleos serão impulsionados para a execução das tarefas próprias da instância em que atua, pois cada instância tem um foco específico. O núcleo do Ministério de Intercessão é uma equipe de serviço, sendo de grande importância que seja unida e tenha discernimento para cumprir sua missão.

O núcleo resguarda um foco para que o Movimento não fique desguarnecido. Sendo necessário, sobretudo, que o núcleo se reúna semanalmente com a função de orar por um foco especifico.

Instâncias dos núcleos do MI, competências e focos:

  1. Núcleo Nacional MI:Na instância nacional, o coordenador, juntamente com o núcleo, tem como missão orar pela Presidência Nacional e todo o Conselho da RCC, escutar os direcionamentos do Senhor, pastorear os coordenadores estaduais do MI, planejar, organizar, formar e direcionar toda intercessão nacional. 
  2. Núcleo Estadual MI:Na instância estadual o coordenador, juntamente com o núcleo, tem como missão orar pelo presidente do Conselho Estadual da RCC e sua equipe. O núcleo estadual do MI tem como função ajudar o coordenador a formar e aprofundar a espiritualidade do intercessor, pastorear e colocar em prática os direcionamentos do Ministério de Intercessão Nacional nas dioceses,promovendo a unidade do ministério.
  3. Núcleo Diocesano MI:Na instância diocesana o coordenador, juntamente com o núcleo, tem a missão de orar pelo presidente do Conselho Diocesano da RCC e sua equipe, fazer chegar até os Grupos de Oração os direcionamentos do MI, ou seja, facilitar a comunicação gerando a comunhão. Identificar Grupos de Oração que não tem equipe de intercessão e desenvolver ações para ajudar estes Grupos a implantar a equipe de intercessão com um representante, mapear e pastorear as equipes de intercessão dos Grupos de Oração, promovendo momentos de vivência fraterna e abastecimento.

A missão do coordenador não é exercida só, por isso, para realizá-la, ele deve estar unido a Jesus, conduzido pelo Espírito Santo e ter irmãos que são suporte para auxiliá-lo a conduzir o rebanho do Senhor. O núcleo do Ministério de Intercessão é alicerce para tornar eficaz a missão da intercessão. Ao final seremos “Um só rebanho em torno do pastor” (Jo 10,16), unidos a fim de realizar os planos do Senhor.

 

Núcleo Nacional do Ministério da Intercessão - RCCBRASIL

 

 

REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO – AGOSTO – 2018

 

INTENÇÕES PERMANENTES

1.  Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as) e pelos Seminaristas;

2.  Por todas as vocações, para que o chamado de Deus seja assumido com amor e fidelidade.

3.  Pelo ICCRS (Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica) e seus membros;

4.  Pelo CONCCLAT (Conselho Católico Carismático Latino Americano) e seus membros;

5.  Pela Presidência do Conselho Nacional, Kátia Roldi Zavaris e sua família, e todos os membros do Conselho Nacional;

6.  Pelas reuniões dos Conselhos Estaduais e Diocesanos;

7.  Por todos os Grupos de Oração do Brasil;

8.  Por todos os Ministérios da RCC em nível nacional, estadual, diocesano e de Grupo de Oração;

9.  Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesanos, estaduais e nacional da RCC;

10.  Pela casa de missão da RCCBRASIL no Marajó e pelos missionários e missionárias;

11.  Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores;

12.  Pelos eventos de evangelização da RCC no Brasil;

13.  Pela missão de Gilberto Gomes Barbosa à frente da Presidência Internacional da Fraternidade Católica – FRATER (Novas Comunidades);

14.  Pela missão de Aluísio Nóbrega à frente da Presidência Nacional da Fraternidade Católica;

15.  Pela situação política, econômica e moral em nosso País;

16.  Para que cesse a violência no Brasil e no mundo;

17.  Pela erradicação dos vírus causadores da Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.

 

INTENÇÕES DO MÊS

  • Pela Reunião da equipe Nacional do Ministério de Promoção Humanade 6 a 9 de setembro, em Goiânia;
  • Pelo Encontro Nacional de Jovens, nos dias 7 a 9 de setembro em São Paulo;
  • Pela Reunião do Conselho Nacional de 19 a 23 de setembro;
  • Pela Reunião da equipe nacional do Ministério de Intercessão,de 28 a 30 de setembro, em São Paulo.


Leia mais sobre Rede Nacional de Intercessão