Famílias e os desafios atuais

alt

 

Estamos no mês das Vocações e, nesta semana especialmente dedicada à Família, o Portal da RCCBRASIL traz uma série com artigos para refletir sobre a missão desafiadora das Famílias. Neste segundo texto, iremos meditar sobre vários problemas que têm descaracterizado a família cristã e a afastado do projeto de Deus. Confira:

 

A Família é o santuário da vida, ou seja, lugar Sagrado de Deus, no qual Jesus Cristo quis nascer e crescer no seio da Sagrada Família. No mundo atual, as famílias estão sendo descaracterizadas e se distanciando, cada vez mais, do projeto de Deus para a família cristã. A família é fundada no vínculo indissolúvel do matrimônio constituído por homem, mulher e filhos.

São inúmeros os desafios que a família está enfrentando atualmente, como valores distorcidos da sociedade e impostos por ela, novas ideologias, explosão de tecnologias e mídias, o individualismo, ativismo, stress, relativismo, ideologia de gênero, apego, falta de diálogo, arrogância, papéis invertidos. Com isso muitos estão se perdendo, contribuindo para essa descaracterização da família e formalizando novos valores e paradigmas. Contudo, é de extrema importância e urgência, que as famílias resgatem os valores cristãos pautados na Palavra de Deus, no Catecismo da Igreja e no poder transformador do Espírito Santo. Daí a urgência de famílias cheias do Espírito Santo, pois a oração fortalece a família!

Esse é o nosso foco: Jesus! Não os problemas e as dificuldades atuais. Nosso Santo Papa Francisco nos convida a não cair na armadilha dos murmúrios, desânimo, das lamentações auto-defensivas, mas sim, suscitar uma criatividade missionária. Uma geração de famílias batizadas no fogo do Espírito Santo, construir famílias novas que transformem seus lares em verdadeiras igrejas domésticas, podendo assim refletir o amor para esse mundo de trevas. Precisamos de famílias que coloquem o amor, a oração, o perdão, a fé, a Eucaristia, a Confissão, o terço, o Grupo de Oração e a perseverança nos frutos do Espírito como prioridade em suas vidas.

O bem da Família é decisivo para o futuro da Igreja. É seu desafio ser nesse mundo agente de transformação da sociedade. Precisamos edificar nossa casa sobre a rocha (Mateus 7, 24) e levar outras famílias a esse propósito. Se fundamentarmos nossa família em Cristo, o Senhor será nossa rocha, a nossa força. Poderão até vir ventos contrários, mas esses ventos não derrubarão essa casa, afinal essa casa foi construída sobre um elemento infalível que é Jesus.

O amor é decisão, o perdão é decisão, a família é decisão. Nós precisamos tomar a decisão de lutar pelas famílias! Juntos na humildade, unidade e alegria venceremos os desafios atuais.

 

Fábio Cunha e Viviane Cunha

Grupo de Oração para Casais Éfeta

Diocese de Goiânia (GO)

Coordenadores diocesanos do Ministério para as Famílias de Goiânia


Leia mais sobre Especial