Francisco, a quem é melhor servir?

alt

No dia 04 de outubro a Igreja celebra São Francisco de Assis.

 

Francisco nasceu em Assis, na Itália, no ano de 1181. Seu pai era um rico e próspero comerciante de sedas que, desde criança, ensinou o filho a arte do comércio. Mas, Francisco era um jovem alegre, amante da música e das festas e, com muito dinheiro para gastar, adorava banquetes  e noitadas de diversão. Francisco passou sua juventude a procura de prazeres e era uma figura popular entre os jovens de Assis.

Quando jovem, Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Senhor que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. Francisco deixou para trás toda sua riqueza para casar-se com a “Senhora Pobreza”.

 

A partir desse encontro com o Senhor, voltando a Assis, dedicou-se ao serviço dos doentes e pobres, forma que encontrou de servir ao Senhor nos mais necessitados.  No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, quando recebeu a ordem do Senhor na Igreja de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.

Francisco  fundou a ordem dos Frades Menores, a Ordem dos Franciscanos, e morreu em outubro de 1226, em Assis, e foi canonizado em 1228.  


São Francisco foi um homem que teve sua vida transformada e impactada pelo Espírito Santo, a partir do seu encontro pessoal com Jesus. Ele nos deixou vários ensinamentos e, com sua vida, nos ensina até hoje a ter a vida no Espírito, despojando-nos de tudo que nos afasta de Deus. Confira algumas frases do Santo que podem ajudar você na sua vida de conversão diária:

 

“Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conformes à Tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!”

“E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho”.

“Ao servo de Deus nada deve desagradar senão o pecado”.

 “Devemos também renunciar a nós mesmos e submeter os nossos corpos ao jugo da servidão e da santa obediência”.

“Bem aventurados os que sustentam a paz, que por ti, Altíssimo, serão coroados”.

 

São Francisco de Assis, rogai por nós!

 

Fonte: http://franciscanos.org.br/?page_id=1089

 


Leia mais sobre Especial