Vocação: um chamado do próprio Deus!

alt

“Na diversidade e especificidade de cada vocação, pessoal e eclesial, é preciso escutar, discernir e viver a Palavra, que nos chama do Alto e, ao mesmo tempo, nos permite render nossos talentos, fazendo de nós instrumentos de salvação no mundo e orientando-nos à plenitude da felicidade”.
(Papa Francisco)

 

As vocações são para a Igreja um tesouro, pois portam em si o chamado do próprio Deus a cada um dos seus filhos. Há um chamado universal como nos aponta o Concílio Ecumênico Vaticano II: “todos os cristãos, seja qual for sua condição ou estado, são chamados pelo Senhor, cada um no seu caminho, à perfeição da santidade pela qual é perfeito o próprio Pai” (cf. Lumen Gentium, 11). Além do convite à santidade, todos recebem do Senhor uma missão específica que os conduzem na vida eclesial e comunitária, que são as vocações sacerdotal, matrimonial, religiosa ou leiga.

Tendo em vista sua importância, no mês de agosto a Igreja do Brasil é convocada a rezar pelas vocações de seus fiéis. Essa data foi instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1981. Cada semana, somos motivados à uma intenção: a primeira - pelos ministros ordenados, a segunda – pelas famílias, a terceira – pela vida consagrada e a quarta – pelos leigos.


A coragem de arriscar pela promessa de Deus

Na mensagem para o 56º Dia Mundial de Oração pelas vocações, o Santo Padre conduziu à reflexão sobre a coragem de arriscar pela promessa de Deus. Francisco explica que a vocação “é a iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos convida a entrar num grande projeto, do qual nos quer tornar participantes”. Esse chamado requer coragem para ousar em uma escolha para viver algo inédito. “Naturalmente, abraçar esta promessa requer a coragem de arriscar uma escolha. Sentindo-se chamados por Ele a tomar parte num sonho maior, os primeiros discípulos, deixando logo as redes, seguiram-No"(Mc 1, 18).

Confira a mensagem na íntegra, clique aqui.
 

Oração pelas Vocações

Senhor da Messe, Pastor do Rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me!”. Derrama sobre nós o Teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho, e generosidade para seguir Tua voz! Senhor, que a messe não se perca por falta de operários! Desperta nossas comunidades para a Missão! Ensina nossa vida a ser serviço! Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa! Senhor, que o rebanho não pereça por falta de Pastores! Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos e ministros! Dá perseverança a nossos seminaristas! Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em Tua Igreja! Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder:“SIM”.
Amém

 


Leia mais sobre Especial