São Domingos Gusmão: homem de oração e vida de fé

alt

A mendicância, a confiança em Deus e o desprendimento das coisas materiais são os destaques da vida de São Domingos de Gusmão, seguidor de São Francisco de Assis.

Nascido em Caleruega, Castela Velha, Espanha, em 1170, Domingos pertencia à alta linhagem dos Gusmão. Seus pais, presentes em sua vida, deram-lhe seus ensinamentos, mas foi a vivência com a mãe, Joana de Aza, e os clérigos que lhe encaminharam para a vocação. Domingos de Gusmão era de estatura mediana, corpo esguio e rosto bonito, mas não foi só a beleza física que ele trouxe para o mundo, mas também a luz de sua vida.

São Domingos trouxe a beleza do Evangelho para a vida das pessoas e da igreja, mostrando a grandiosidade da Palavra do Senhor. Para isso, ele se desapegou das coisas materiais que possuía, inclusive de seus livros ricos com o intuito de alimentar os mais necessitados.

Por sua fidelidade e vivência, assumiu o chamado ao sacerdócio, sendo ordenado em 1203 em Osma, onde foi nomeado Cônego. Mas Domingos queria mais, então foi ao Santo Padre pedir autorização para sair em missão, evangelizando os bárbaros da Germânia. Contudo, o Pontífice o enviou para o Sul da França para converter os hereges Albigenses. Sendo, assim, São Domingos assumiu seu posto de missão.

O testemunho de vida de São Domingos de Gusmão era tão forte e exemplar que chamou a atenção dos hereges, principalmente por sua pobreza evangélica, e aos poucos foram se interessando e se convertendo. Nasce assim a primeira casa dos Irmãos Pregadores, conhecido também como Dominicanos. Estes assumiram o compromisso com a mendicância, o amor e a propagação do Rosário e a fidelidade a formação.

Após sua morte aos 51 anos, São Domingos foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1234.

O testemunho de vida e a conversão pelo exemplo nos fazem abrir os olhos sobre como temos conduzido nossas vidas. Afinal, nós que pregamos, oramos e levamos a Palavra do Senhor em missão, temos dado este exemplo de fidelidade e compromisso para as pessoas? Cabe a nós a reflexão e análise de vida, com o compromisso de buscarmos sempre mostrar com a vida a Verdade do Senhor.

Fonte:Canção Nova

 


Leia mais sobre Artigos