Dia da dança

Hoje é o dia internacional da dança então... “arrume os pés”, “vamos limpar a coreografia”, “vai lá... 7 e 8”, “separe o figurino”, “vamos na ponta”.

Dançar é expressar a beleza do Criador, cada passo, cada gesto, cada olhar, cada detalhe expressa Deus e pode gerar vida no outro.

Nosso chamado dentro no Ministério de Música e Artes da Renovação Carismática Católica é expressar toda a beleza de Deus com o nosso dom artístico. Já dizia São João Paulo II na carta aos artistas: “Quem tiver notado em si mesmo esta espécie de centelha divina que é a vocação artística – adverte ao mesmo tempo a obrigação de não desperdiçar este talento, mas de o desenvolver para colocá-lo ao serviço do próximo e de toda a humanidade.”

Dançar é mais que criar uma coreografia pois conseguimos levar a verdade que trazemos no coração, assim apontamos o céu, assim levamos o outro a um encontro íntimo com Deus.

Se pararmos para pensar nas escrituras encontramos o Rei Davi, que, no auge de sua oração e de seu louvor “dançava com todas as suas forças diante do Senhor, cingido com um efod de linho” (II Sam 6,14), enquanto transportava a arca da Aliança soltando gritos de alegria. Ou então a passagem em Êxodo 15 quando a profetisa Maria, irmã de Aarão, pega o seu tamborim e todas as mulheres seguiram-na dançando e entoando: “Cantai ao Senhor, porque fez brilhar a sua Glória. “

Eles adoravam dançando, soltando gritos de alegria, deixando a expressão do corpo ser a voz da alma.

Tudo muda quando dançamos, o ministro de dança é extremamente sensível e por ser sensível consegue sentir o que está à sua volta e transforma em arte em coreografia, em passos, em dança, independente se é ballet, jazz, contemporâneo, street dance, hip hop, consegue expressar com o corpo o que as palavras querem dizer. 

Deixe o Espírito Santo encontrar em você um lugar de adoração. Seja livre e adore ao Senhor com a sua arte, dance expressando todo o louvor ao Rei dos Reis, que a Glória de Deus resplandeça em sua dança por onde você for.

Não esqueçam: “O Espírito Santo vos dará força e sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

Sejam testemunhas do amor de Deus: DANCEM!

 

Ministério de Música e Artes da RCCBRASIL

 

Para maiores informações, conheça o material do Ministério de Música e Artes:

- Apostila - A arte que me transforma

- Apostilas – Formação para o Ministério de Música e Artes 1 e 2.

 


Leia mais sobre Artigos