Deus manda que os filhos ouçam os conselhos de seus pais

alt

“Ouvi meus filhos , os conselhos de vosso pai, segui-os de tal modo que sejais salvos” (Eclo 3,2).

Há na Bíblia uma bela página que apresenta os conselhos de um velho pai (Tobit) , antes de morrer a seu filho jovem (Tobias). Vamos meditar nestas sábias palavras que é um exemplo para todos nós, pais e filhos:

“Ouve, meu filho , as palavras que te vou dizer, e faze que elas sejam em teu coração um sólido fundamento. Quando Deus tiver recebido a minha alma, darás sepultura ao meu corpo. Honrarás tua mãe todos os dias de tua vida , porque te deves lembrar de quantos perigos ela passou por sua causa (quando te trazia em seu seio). Quando ela por sua vez , tiver cessado de viver, tu a enterraras junto de mim. Quanto a ti, conserva sempre em teu coração o pensamento de Deus, guarda-te de consentir jamais no pecado e de negligenciar os preceitos do Senhor, nosso Deus. Pratica a justiça em todos os dias da tua vida e nunca andes pelo caminho da iniquidade. Porque os homens retos trinfam em todos os seus trabalhos, assim como pessoas honestas. Sê misericordioso segundo as tuas posses. Guarda-te meu filho de toda fornicação: fora de tua mulher, não autorizes jamais um comércio criminoso. Nunca permita que o orgulho domine o teu espírito, ou tuas palavras , porque ele é a origem de todo mal. Guarda-te de jamais fazer a outrem o que não quererias que te fosse feito. Come o teu pão em companhia dos pobres dos indigentes , cobre com tuas proprias vestes os que estiverem desprovidos delas. Procura viver sem cuidados, meu filho. Levemos, é certo, uma vida pobre, mas se tememos a Deus, se evitamos todo pecado e vivemos honestamente, grande será a nossa recompensa” (Tobias 4,1-23).

Talvez essas sejam as palavras mais sábias que um pai pode dizer a seu filho, e que o enche de belos ensinamentos , segundo a vontade de Deus, pois estão de acordo com os seus Mandamentos. Deus deu este mandamento a Moisés: “Honra teu Pai e tua Mãe, como te mandou o Senhor, para que se prolonguem os teus dias, e prospere na terra que te deu o Senhor teu Deus. Tu te compadeces de todos, porque tudo podes” (Sabedoria 11,23).

Deus é Pai todo poderoso. Sua paternidade e seu poder iluminam-se mutuamente. Com efeito, ele mostra sua onipotência paternal pela maneira como cuida de nossas necessidades pela adoção filial que nos outorga (“Serei para vós um pai, e sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo poderoso”; 2 Cor 6,18) e finalmente por sua misericórdia infinita, pois mostra seu poder no mais alto grau, perdoando livremente os pecados. (Catecismo nr 270).

“A paternidade divina é a fonte da paternidade humana , é o fundamento da honra devida aos pais. O respeito dos filhos, menores ou adultos, pelo pai e pela mãe alimenta-se da afeição natural nascida do vínculo que os une e é exigido pelo preceito divino”  (Catecismo  nr 2214 ) .

Ser pai é uma linda e responsável vocação a qual Deus escolhe o homem a assumir , dando a ele capacitação e amor , para que sua obra perpetue pelos séculos dos séculos. Louvamos a Deus, por todos os pais da Renovação Carismática Católica,  que criam educam e formam seus filhos e sua família, e ainda encontram tempo para se doarem de corpo e alma em seus Ministérios, Grupos de Oração,  cuidando de tantas pessoas que necessitam  deste amor de pai.

O Bom Pastor

“Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre , e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz as pastagens. Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas ; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz” (João 10,2-6).

“Ser Pai, é o grande dom que Deus  concede a nós, homens,que é dar continuidade ao seu lindo projeto...” Frutificai,  disse ele, e multiplicai-vos , enchei a terra e submetei-a” (Gênesis 1,28) .

Pai ,ao ler esta mensagem no Portal da Renovação Carismática Católica do Brasil,  que tem o objetivo de nos concientizar a cada dia que nossa vida terrena não se resume a um tempo em vão, mas sim que o que aqui plantarmos , será o alimento que colheremos para nosso  sustento  na vida eterna.

Dedicatória de um Filho: Meu pai hoje aos meus 58 anos de idade, sendo também pai de dois filhos

Olho para sua imagem com 88 anos, não podendo mais andar sozinho sem a minha ajuda, não podendo mais tomar banho sozinho sem a minha juda, não conseguindo ir mais a cidade de ônibus como sempre gostou, mesmo tendo seu vale transporte de idoso sem a minha ajuda, não podendo ir visitar aquele bisneto que nasceu e te informaram e mandaram as fotos através do celular sem a minha ajuda, Pai...quero te ajudar até o dia em que meu corpo conseguir, pois gostaria muito que o dia em que eu não conseguir também, e precisar que o MEU FILHO, me ajude a fzer estas coisas, ele também me ajude.

Que o Senhor Jesus, o Bom Pastor, nos ensine a sermos pais pastores de nossos filhos, para que eles olhem para nós, para o nosso testemunho e sintam o desejo de seguir os nossos passos.

Com carinho e amor de pai...

 

Airton Souza Silva
Grupo de Oração Magnificat
RCC Cascavel

alt


Leia mais sobre Especial