O que é o encontro

A Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários (ENFLM) é um evento anual de formação oferecido pela Renovação Carismática Católica aos líderes e missionários do Movimento em todas as instâncias.

São 10 dias em que carismáticos de todo o país se reúnem para aperfeiçoar sua formação. O aluno participante recebe nesses dias de formação aulas sobre a doutrina cristã, sob a unção do Espírito, mediante o uso de recursos e métodos didático-pedagógicos pensados pelos organizadores e professores da Escola. Além disso, os ensinos ministrados oferecem aos alunos um conhecimento sólido e seguro sobre a Renovação Carismática Católica e suas atividades.

A ENFLM surgiu para corresponder ao apelo da Igreja para uma Nova Evangelização gerando um Novo Pentecostes, como pede o Documento de Aparecida. Por meio da Escola Nacional, a Renovação Carismática Católica busca caminhar ao encontro da maturidade eclesial, preparando líderes e missionários aptos para viverem a “Igreja em Saída” e demais atividades do serviço ao Evangelho, especialmente na atuação dos Grupos de Oração. Desta forma, a ENFLM deseja contribuir para que lideranças e missionários da RCC possam realizar uma evangelização mais eficaz, respondendo aos desafios sociais, políticos e religiosos da sociedade atual.

Em 2020, a ENFLM vai acontecer de 11 a 21 de janeiro. Desta vez, o evento será na cidade de Guaratinguetá (SP) e tem o objetivo de oferecer formação mais aprofundada às pessoas que já atuam como servos na RCC em todo o Brasil.

A Escola Nacional de Formação é realizada em duas etapas:

1ª etapa: é desenvolvida a formação para a liderança.

2ª etapa: é trabalhada a temática “Missão Ad Intra”, ou seja, aquela que é realizada nas instâncias internas do Movimento. 

Quem vai realizar a Escola pela primeira vez será inscrito na 1ª etapa da ENFLM. A participação na 2ª etapa é limitada àqueles que participaram da primeira e responderem ao chamado missionário.

 

 

Essa próxima edição da Escola traz uma marca muito especial, afinal, serão comemorados os 10 anos do evento no Brasil. Em setembro de 2009, seis membros do Conselho Nacional participaram da terceira classe do programa de Formação de Liderança do Instituto do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS), em Roma, Itália. Representando o Brasil, participaram do evento Lucimar Maziero (SP), Maria José Couto (RJ), Maria Beatriz Vargas (RS), Marcio Zolin (RS), Lúcia Volcan Zolin (RS) e Lucy Corsetti Piazza (RS).

O Movimento em nível internacional estava buscando atender um apelo da Igreja. Em 1998, quando falava aos carismáticos, o Papa João Paulo II pediu em seu discurso uma maturidade eclesial da RCC, para que, assim, ela pudesse ajudar na edificação da Igreja.

A partir do apelo, as lideranças mundiais organizaram Escolas Formativas. Em 2009, aqueles seis brasileiros participaram do evento que aconteceu em Roma e, a proposta foi tão bem acolhida, que decidiu-se criar uma Escola no Brasil, a exemplo daquela realizada pelo ICCRS.

Foi então que, após discernimento, estudos, preparação e organização, aconteceu a primeira Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários da Renovação Carismática Católica no Brasil, em julho de 2010, na cidade de São José dos Pinhais no Paraná.