Perguntas frequentes

1) Quem pode participar dos RENASEM?

Seminaristas diocesanos maiores e/ou propedeutas, que tenham participado de, no mínimo, um retiro estadual e/ou regional do Ministério para Seminaristas; Os diáconos transitórios poderão participar desde que tenham participação em Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica ou que já tenham participado do um retiro estadual e/ou regional do Ministério para Seminaristas ou que desejam conhecer a espiritualidade carismática; Poderão participar os sacerdotes que tenham participado de Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica ou que já tenham participado do um retiro estadual e/ ou regional, ou que sejam diretores espirituais da Renovação Carismática Católica ou que desejam conhecer a espiritualidade carismática; Os retiros nacional e estadual estão abertos para a presença e a participação de todos os bispos.

2) Qual diferença entre o RENASEM e o Ministério para Seminaristas?

O RENASEM é o retiro organizado em diversas instâncias pelo Ministério para Seminaristas, para os vocacionados ao sacerdócio que desejam viver a identidade carismática em sua etapa formativa. O RENASEM (Retiro Nacional para Seminaristas) não é um Ministério, mas sim, um encontro organizado pelo Ministério para Seminaristas.

O Ministério para Seminaristas faz parte do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica – RCCBRASIL, organizado e coordenado por seminaristas e auxiliado pelo Conselho Nacional, que presta um serviço aos vocacionados oriundos de Grupos de Oração, de outras expressões carismáticas ou que fizeram a experiência do batismo no Espírito Santo ao longo do processo formativo. Os Ministérios na RCCBRASIL são usados para designar de maneira geral os diversos serviços do Grupo de Oração, exercido em prol da comunidade cristã ou de um estado de vida específico, tais como religiosas, seminaristas e sacerdotes.

3) Quais as atividades desenvolvidas no RENASEM?

Dentre as atividades realizadas nos RENASEM, destaca-se a celebração do Culto Eucarístico e recitação da Liturgia das Horas; incentivo a devoção à Maria, por meio da oração do terço em comunidade e momento de intimidade com a Virgem Santíssima, adoração ao Santíssimo Sacramento, cultivo da oração, da partilha, e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, como também pregação onde é possível difundir a cultura de Pentecostes, proporcionando o conhecimento e o aprofundamento de temas relativos à Igreja, de modo especial, as moções direcionadas pelo Conselho Nacional da RCCBRASIL para o tempo presente.

4) Como se desenvolve o aspecto missionário dentro do Ministério para Seminaristas e dentro do Retiro para Seminaristas (RENASEM)?

O aspecto missionário tanto dentro do Ministério para Seminaristas, quanto no próprio encontro do RENASEM, se desenvolve a partir da experiência no Batismo do Espírito Santo e do encontro pessoal com Nosso Senhor. Nesta experiência o seminarista, com um espírito missionário, é convocado a levar esta mesma graça a outros irmãos de caminhada por meio do Grupo de Oração.

A experiência vivida dentro do Movimento é a de reacender o entusiasmo e o ardor no relacionamento com Deus. O Papa Francisco, à Renovação Carismática em junho de 2017 disse que é preciso “compartilhar com todos na Igreja o Batismo no Espírito Santo, louvar o Senhor sem cessar(...). A vida no Espírito, em caráter missionário, importa e suscita partilha, serviço ao próximo e intimidade com Deus. Quem vive a experiência de encontro com o Senhor, é transformado não somente espiritualmente, mas também humanamente, e faz com que essa vida de fé seja levada a outros corações.