Comunicadores da RCC do Maranhão reúnem-se para encontro formativo

alt

Nos dias 24 e 25 de março de 2018, a cidade de Balsas (sul do Maranhão) reuniu 10 dos 12 coordenadores diocesanos do Ministério de Comunicação Social (MCS) do Maranhão, além de parte de seus núcleos, para um encontro de formação e aprofundamento da missão de anunciar a boa nova de Pentecostes, através do seu chamado específico- dos meios de comunicação. Foi um encontro muito produtivo, e de profunda alegria entre os participantes.

O evento teve seu momento mais importante com a adoração ao Santíssimo Sacramento logo no sábado pela manhã, momento de oração, escuta e discernimento da missão.

O objetivo do Encontro foi levar aos coordenadores diocesanos a formação da apostila “Ministério de Comunicação Social – Direcionamentos, reflexões e práticas a partir do Grupo de Oração”, lançada recentemente e fruto de anos de estudo e colaboração de diversos comunicadores e colaboradores que em muito contribuíram para a solidificação do Ministério de Comunicação Social no Brasil.

Como consequência, a unidade no Ministério foi fortalecida através do encontro entre todos que até então, só se conheciam através das redes sociais. “O Ministério de Comunicação Social tem por objetivo, diminuir as distâncias, estreitar os laços e promover unidade. Eu penso que para a unidade no Movimento, é necessário viver essa unidade primeiramente entre nós, para, a partir daí, atuarmos como um corpo só em prol do Maranhão”, disse Dalton Araújo que coordena o MCS no Maranhão.

Outro momento marcante foi o diagnóstico feito nas dioceses, já no domingo à tarde onde os participantes fizeram um levantamento da realidade do ministério nas Dioceses. Dificuldades foram expostas e muitos foram os problemas apresentados. Feito o levantamento, soluções foram oferecidas e metas foram traçadas para o ano.

“Participar do Encontro Estadual de Comunicação Social teve grande importância para minha caminhada enquanto comunicadora, pois pude compreender de forma mais aprofundada todos os direcionamentos do Ministério. Conhecer mais de perto as realidades de cada diocese, também me fortaleceu ainda mais, pois pude perceber que mesmo em meio as dificuldades encontradas no servir dentro do Ministério, poderei caminhar sempre em unidade com todo MCS do Maranhão. Toda a experiência vivida nesse encontro só fortaleceu o meu chamado neste tempo no Ministério de Comunicação Social. Eu sou uma missionária do Amor”, afirmou Luzivania, coordenadora do MCS na Diocese de Coroatá. alt

Segundo Kelly Azevedo que coordena o Ministério na Diocese de Balsas, local que acolheu o evento, “o Encontro foi um divisor de águas para o Ministério. Teve a parte formativa que balanceada nos levou a esclarecimentos únicos. Unido à oração e à formação, veio a convivência fraterna que nos fez vivenciar a unidade e a criar um elo de amor entre irmãos de missão, além de ganharmos grandes amigos. Deus tem planos para o Ministério. Aqui foi só o ponta pé para o recomeço de tudo. Só tenho a louvar por tudo que vivemos”.

João Victor, coordenador do MCS na Diocese de Imperatriz, disse: “O Encontro foi uma experiência única de unidade, onde nós vivenciamos plenamente a moção Missionários do Amor”.

O núcleo estadual do Ministério traçou como meta, a realização de retiros de formação em todas as dioceses ainda em 2018, para que o mesmo modelo de encontro esteja ao alcance de todos os comunicadores do Estado do Maranhão. “A meta é formar o nosso povo na verdade que encontramos na nossa apostila. E isso inclui levá-la ao conhecimento dos comunicadores, e principalmente dos coordenadores de Grupos de Oração“, finalizou Dalton.

 

Fonte: Ministério de Comunicação Social da RCC do Maranhão


Leia mais sobre Eventos Estaduais