Diocese de União da Vitória acolhe RENASSEM Paraná

alt

A Diocese de União da Vitória acolheu o RENASEM Paraná 2018. Entre os dias 9 e 13 de julho, estiveram reunidos 65 seminaristas de várias dioceses do estado para o retiro promovido pelo Ministério para Seminaristas da RCC. A moção para o encontro ‘Somente pela união se alcançará a Vitória’ marcou cada momento, a começar pela escolha da cidade sede, União da Vitória, local para onde o Espírito conduziu cada participante.  

O pregador do retiro foi Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, CMES, que com suas pregações inflamadas de amor, firmeza e misericórdia fez-se ‘voz de Deus’ para cada seminarista presente. Frei Gilson levou a todos para ouvir a voz do Senhor que prometeu que passaria sobre o monte para falar e reinflamar os corações na volta ao primeiro Amor! “É pela união com o Senhor, que infunde seu Espírito nos corações, alimentando com a seiva da vida, que é possível retornar àquele Amor que transforma, converte e chama à uma vida de doação e entrega”, exortou.  

Junto às pregações, foi marcante no RENASEM a vivência sacramental, seja na Santa Missa ou no sacramento da Reconciliação. A moção de unidade do retiro foi perpassada pela promessa e pedido do Senhor: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.” (Jo 15,4). A identidade visual do retiro seguiu esta moção, ao apresentar no seu centro a figura da Araucária, que além de símbolo do Paraná representa Cristo, o tronco no qual estão enxertados os ramos e o qual alimenta-os com a seiva que os possibilita produzir frutos.

 Além do estar entre os seminaristas do estado, o retiro possibilita a união com os seminaristas do Brasil que também participam dos outros RENASEM estaduais e de tantos que se unem em oração, quando não fisicamente. A amizade com o Senhor também se manifesta, dentre tantas formas, no apoio dado pelos outros ministérios e membros da RCC, expresso pela presença no retiro da presidente do Conselho Estadual da RCC Paraná, Maria Ivone, e da Coordenadora de União da Vitória, Ivone, e também pelas mensagens enviadas pela presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL Katia Roldi Zavaris, e por Dom Alberto Taveira, Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL.

O RENASEM é tempo de forte vivência eclesial. Por isso, a presença de Dom Celso Marchiori, bispo de São José dos Pinhais e Assessor Eclesiástico da RCC PR foi de grande importância para os participantes. Com seu pastoreio e palavras, Dom Celso fez cada seminarista ver a importância do estar com a Igreja, na obediência e no amor. O trabalho do Ministério para Seminaristas se dá em prol de vocações para a Igreja. E o retiro é lugar de renovar os propósitos, é oásis de refrigério da alma e montanha para ouvir a brisa do Senhor que passa... tudo isso para fortalecer um chamado que impele a servir, a amar a todos, acolher e estar disponível para a Igreja inteira, na sua multiplicidade de dons e carismas.

Colaboração: Lucas Marciel da Silva - Assessor de Comunicação do Ministério para Seminaristas PR/ Seminarista de Teologia – Diocese de Foz do Iguaçu. 

 


Leia mais sobre Eventos Estaduais