“Amor é um ato de inteligência e vontade”, afirma Dom Alberto Taveira

alt

Todos os carismáticos se reuniram nessa quinta-feira (10/01) para participar da Santa Missa que foi presidida por Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCCBRASIL e Dom Edmilson Amador Caetano, bispo da diocese de Guarulhos (SP) e demais sacerdotes, no Centro de Evangelização da Canção Nova.

O texto da primeira leitura (1Jo 4,19–5,4) nos coloca diante de um empasse e Dom Alberto nos pergunta sobre o que é este amor? E sugere que tragamos a recordação de uma árvore que quanto mais alta, maior também consiste a raiz, assim é o amor do Pai por nós, mas para isso é necessário o cultivo.

O amor não é sentimento, mas deve ser apreendido sem apegos. Amor é um ato de inteligência e vontade. O próximo a ser amado não é aquele que vem a mim, mas a quem eu me faço próximo. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei é buscar o amor da Santíssima Trindade e trazer aqui pra terra, isso exige um pacto de amor recíproco. O amor de Deus vem do alto.

Nós só temos um caminho: deixar-nos ungir pelo Espírito Santo, para que eu tenha coragem de amar o próximo como a mim mesmo, para que eu ame como Jesus amou. Sozinho eu não sou capaz. Com a força do Espírito Santo que o Senhor derrama sobre nós, somos capazes de amar, afirma Dom Alberto.


Leia mais sobre ENF 2019