JMJ 2019 é lugar de encontro da juventude carismática

alt

A missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude 2019 (JMJ), realizada na última terça-feira (22), foi celebrada pelo arcebispo do Panamá e presidente da Conferência Episcopal do país, Dom José Domingo Ulhoa Mendieta, no Campo Santa Maria La Antigua.

O arcebispo acolheu todos os jovens e agradeceu ao Santo Padre pela oportunidade do Panamá sediar a JMJ. “Obrigado ao Papa Francisco, porque nos ofereceu a preciosa oportunidade de ser a capital da juventude do mundo, mas sobretudo porque nos permitiu preparar e organizar uma jornada a partir das periferias, processo em que apresentamos a figura da Virgem Maria como modelo da vida de fé para os jovens do mundo, em que o cuidado da nossa casa comum foi um dos temas mais aprofundados”, ressaltou.

O papa chegou no país na noite da quarta-feira (23), após 13 horas de viagem. Seu primeiro compromisso foi no palácio presidencial, na quinta-feira (23), uma visita de cortesia ao presidente da República, onde fez o seu primeiro discurso. No mesmo dia foi seu encontro com os bispos e a cerimônia oficial de abertura da JMJ.

altNo discurso de abertura o Papa convidou todos os jovens a viverem um novo pentecoste junto com a Igreja. “Prossigam, não para criar uma Igreja paralela, um pouco mais ‘divertida’ e ‘ousada’ numa modalidade para jovens, com alguns elementos decorativos, como se isso pudesse deixar vocês contentes. Pensar assim seria não respeitar vocês e também tudo o que o Espírito, por seu intermédio, nos está dizendo. Ao contrário, queremos redescobrir e despertar, juntos, a novidade incessante e a juventude da Igreja, abrindo-nos a um novo Pentecostes”, ressaltou.

Foto: Facebook JMJ

Encontro Mundial de Jovens da Renovação Carismática Católica

Durante a JMJ a juventude carismática mundial pode se reunir. O encontro foi promovido pelo Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) em parceria com o Conselho Católico Carismático Latino Americano (CONCCLAT). Realizado no dia 22 (terça-feira), no Estádio Maracanã da Cidade do Panamá. O tema do encontro foi “levantai os vossos olhos, os campos estão prontos para a colheita”, trecho da profecia dada pelo Senhor, através de Patti Gallagher Mansfield, uma das pioneiras da RCC no mundo, durante o Jubileu de Ouro no Circo Máximo em Roma.

O encontro foi um momento de unidade entre a juventude carismática pela graça do Espírito Santo, tempo de oração e também celebração. Estiveram presentes de Jim Murphy (Presidente do ICCRS), Andrés Arango (Presidente do CONCCLAT), Pe. Raúl de León e Omar Guzmán (membros da Secretaria Latino Americano de Jovens do CONCCLAT), Comunidade Kkottongnae (Coreia do Sul), além de Ministérios de música da Ásia/Oceania e da América Latina.

Juventude brasileira e carismática na JMJ

altA Delegação brasileira contou com a participação de 9 jovens na missão da Secretaria Latino-americana de Jovens da RCC (CONCCLAT), nos dias que antecederam a Jornada. Ao todo foram 75 jovens carismáticos do continente. A missão foi realizada na Paróquia de São José de Pesé (PAN) - Diocese de Chitré. A atividade missionária aconteceu nas casas das famílias panamenhas, por meio de visitas e Grupos de Oração.

Daniele Almeida, coordenadora nacional do Ministério jovem partilhou um pouca da vivência da JMJ. Segundo a coordenadora a Jornada tem sido uma grande confirmação de Deus sobre o chamado da juventude carismática. “Nesses dias temos vivido muitas experiências onde as pessoas têm nos buscado pedindo ajuda na oração, isso tem nos mostrado a beleza de ser carismático”, disse.  Também relatou sobre a eficácia da espiritualidade do Movimento. “Temos vivido a experiência de encontramos pessoas ao longo das atividades, com elas partilhamos e sempre finalizamos rezando e impondo as mãos para pedir o Batismo no Espírito Santo”, ressaltou. Recordou o convite do papa aos carismáticos, “tudo isso também confirma aquilo que o papa pediu, que sejamos uma Corrente de Graça para toda a Igreja”.

altOs jovens brasileiros também participaram de uma catequese com Dom Vilsom Basso, bispo referencial da juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A formação foi realizada na última quinta-feira (24), segundo Daniele foi um momento importante e riquíssimo dentro da Jornada.

A programação da JMJ 2019 vai até o próximo domingo (27), com a missa de envio onde será anunciado o próximo país a sediar o evento. A Jornada é realizada a cada 3 anos e marca o encontro do papa com a juventude mundial.


Leia mais sobre Encontro Mundial de Jovens