Congresso Jubilar foi realizado pelo estado do Rio Grande do Sul

alt

A cidade de Cachoeira do Sul (RS), a 200km de Porto Alegre, no dia 26/05, se transformou na capital gaúcha dos carismáticos. Com mais de dois mil participantes, a Diocese, que tem nome homônimo da cidade, sediou o 26º Congresso Estadual, edição Jubilar, que celebra os 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC), no Brasil. O tema do evento foi o mesmo assumido pela Renovação Carismática Católica (RCC) do Brasil para o ano de 2019: “O amor de Deus foi derramado em vossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Pregaram no encontro, o presidente do Conselho da RCCRS, Dilon Júnior, o diretor espiritual da RCC no estado, padre Pablo Zanini (Pinhal Grande/RS), o coordenador estadual do Ministério Cristo Sacerdote, padre Marco Antônio Leal (Campo Bom/RS). O Congresso contou ainda com a presença do quadro com a Imagem original de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira do estado.

alt“Um momento muito lindo foi a coroação de Nossa Senhora realizada na abertura do Congresso, diante do quadro de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças”, relembra o presidente do Conselho da RCCRS, Dilon Júnior, ao falar da importância da imagem de Nossa Senhora no Cenáculo que foi o Congresso Estadual. Dilon reforçou que outro momento importante foi a Adoração a Jesus Sacramentado: “Durante a adoração ao Santíssimo tivemos a graça de declarar que Jesus Cristo é Senhor do Estado do Rio Grande do Sul e na oração declaramos a vitória de Deus em todas as dioceses do estado”.

Todos os estados do Brasil estão realizando Congressos para celebrar o Jubileu de 50 anos da RCCBRASIL, com o objetivo de reunir as gerações de carismáticos, entre crianças, jovens e adultos para orar, louvar a Deus e buscar unidade nos direcionamentos para o Movimento. Por isso, a programação do encontro contemplou a dinâmica carismática com momentos de pregação, oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, missa e ainda, um horário festivo, para relembrar as canções que animaram os grupos de oração durante esses anos em que a RCC está no estado do Rio Grande do Sul.

Dentro da programação dos Congressos Estaduais acontece também a realização dos Congressinhos, uma parte do evento voltada para as crianças, com uma dinâmica e linguagem direcionada, cuja organização é feita pelo Ministério para Crianças e Adolescentes. Algumas crianças, como o santamariense de cinco anos, Elias Pinto, viajaram já na expectativa de participar deste momento: “Eu vou encontrar meus amigos!”, respondeu ele ao ser questionado sobre o motivo de participar do evento. O pai de Elias, que é Presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC Santa Maria, José Luis Mota Pinto, explica que o filho já participa dos momentos que o Ministério para as Crianças e Adolescentes promove nos grupos de oração da arquidiocese bem como nos encontros e retiros da RCC.

José Luís e Luciana Pinto são os pais de Elias e se conheceram e discerniram a vocação matrimonial dentro do Grupo de Oração Jovem São Pedro, em Santa Maria (RS), viveram a implantação da Missão Jesus no Litoral no RS como lideranças jovem na  Arquidiocese e hoje, já com três filhos, passam às futuras gerações a experiência de Amar Jesus, servindo-O como missionários leigos na Igreja Católica a partir da RCC.

altTodas as 18 Dioceses do RS estiveram presentes e algumas trouxeram consigo seus respectivos diretores espirituais. O frei carmelita Gilberto Luz, da Paróquia do Bonfim, Santa Maria (RS), uma das quatro Arquidioceses do Estado, é sacerdote há 5 anos e assumiu há menos de seis meses a direção espiritual da RCC Santa Maria. O sacerdote discerniu sua vocação quando era membro de Grupo de Oração, em Santa Catarina, Estado onde exerceu a coordenação estadual do Ministério de Intercessão. Para o frei participar do Congresso enquanto diretor espiritual, é importante uma vez que os participantes do Movimento sabem que “o pai, o diretor espiritual, pode acompanhá-los no processo de encontro com Jesus, em direção ao Céu”, explicou.

Para o Presidente da RCCRS, Dilon Júnior, o Congresso foi um momento de ouvir a Deus com todos os líderes do Estado: “O Senhor nos deu uma graça, uma graça muito especial. Reuniu-nos para um grande e intenso dia de oração, nos reunimos para rezar na certeza que tudo pode ser mudado para força da oração. Nesse tempo, o chamado da família carismática gaúcha é para amar mais e rezar mais! Durante a pregação tive a oportunidade de convocar a todos para permanecerem no Cenáculo e colocarem em prática o novo mandamento dado por Jesus”, testemunha o presidente, que reforçou ainda ter sido o Congresso um momento de fortalecer a identidade carismática no Estado.

Ainda em clima Jubilar, nesse ano, todas as 18 Dioceses do RS, se reunirão para o Encontro Estadual de Oração para Coordenadores de Grupos de Oração, que acontecerá no dia 31 de agosto e 01 de setembro, em Santa Crus do Sul. Será um momento de levar a todos os Grupos de Oração da terra gaúcha a maravilhosa "Corrente de Graça", como assim chamou a RCC o Papa Francisco por ocasião do encontro com carismáticos do mundo inteiro em Roma; corrente essa que Deus tem feito mover no Sul do País.

Fonte: Ministério de Comunicação Social - Santa Maria (RS)


Leia mais sobre Eventos Estaduais