Manaus realiza o Cenáculo com Maria

alt

Em comemoração ao mês Mariano aconteceu no último domingo (26), um dia inesquecível, com toda a comunidade Católica de Manaus. Cerca de 700 pessoas participaram do Cenáculo com Maria 2019, realizado pela Renovação Carismática Católica de Manaus (RCC Manaus), que teve como tema “Visitados por Maria, visitados pelo amor”. (Lc 1,39-45), o encontro ocorreu na Casa de Retiro João Paulo II, no bairro Tarumã, zona Oeste.

O evento reuniu Grupos de Oração da RCC, paróquias, comunidades e pastorais de toda Arquidiocese, na qual estavam em peso com suas caravanas. O encontro iniciou às 8h com o terço Mariano, oração e com uma acolhida animada, com bastante louvor.
O tema da primeira pregação foi “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos dado”, ministrada por Gilson Ângelo, do Grupo de Oração Jesus e Maria do setor Dom Luiz Soares Vieira, da cidade de Manaus. “O Senhor nos chama mais atenção para vivermos esse amor derramado através do Espírito Santo. Quando nós nos colocamos a serviço do outro, imitamos e mostramos a importância de Nossa Senhora pois ela foi a primeira a experimentar esse amor derramado ao gerar Jesus, e a exemplo dela, precisamos sentir a necessidade de ajudar o próximo como ela serviu, e sermos firmes na fé como ela foi até o final, com Jesus na cruz”, afirmou Ângelo.
Em seguida, Padre James Batista Diretor Espiritual da RCC Manaus abordou o segundo tema do evento “aprenda com Maria a desconsertar os corações soberbos” (Lc 1, 51) mencionou que devemos “ser humildes e obedientes, pois Maria foi uma mulher que viveu de maneira emblemática, um silêncio mais profundo, é assim que se deve fazer para conseguirmos ter êxito na fé e na caminhada, e a consertar esses corações. E não existe católico sem intimidade com Maria, precisamos olhar com muito amor para ela e perceber que ela é projeto de salvação, Jesus entregou Maria para a humanidade quando estava na cruz, então ser Cristão Católico Apostólico Romano autêntico é ser Católico Mariano”, afirmou Batista.

Com uma programação repleta de pregações Marianas, teatro e show musical, segundo Roberta Souza coordenadora, que estava com a caravana do seu Grupo de Oração Renascer no Espírito Santo, falou sobre o evento promovido pela RCC Manaus “Está sendo maravilhoso, está sendo muito além das nossas expectativas. O momento mais marcante foi quando Nossa Senhora passava com seu manto sobre todos nós e depositávamos tudo ali, todas nossas intenções e tudo que tínhamos em nossos corações, e sabíamos que nossa Senhora estava presente”, relata Souza.   

altPela parte da tarde, o Padre Francisco vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, deu continuidade á programação falando sobre o tema do Cenáculo “visitados por Maria, visitados pelo amor”. De acordo com o sacerdote “a consequência desse amor, uma vez recebida, precisamos abraçar e ir em missão para repassar esse amor para outras pessoas, para que se descubram e se sintam agraciadas com esse amor e sintam desejo de espalhar esse amor também, e falar de Maria é muito importante pra mim, uma mulher real, é um presente de todos os dias, fazer uma experiência com ela, primeiro passo é abrir o coração e descobrir quem é ela, o Espírito Santo invade nosso coração, como fez com ela e ficamos curiosos, quando a gente descobre, não largamos mais, é uma relação eterna, e ser visitado por Maria é ser visitado pelo amor, o amor de Jesus”.

A missa que fechou o encontro Mariano, foi celebrada pelo Arcebispo Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, da Arquidiocese de Manaus, na qual ele deixou uma pequena mensagem a toda comunidade católica. “A Virgem Maria é causa da nossa alegria, porque a alegria maior de nossas vidas é Jesus Cristo, uma alegria capaz de contagiar todo nosso ser! Por isso a Virgem Maria além de ser causa de nossa alegria nos engrandece com esse amor materno, amor de Mãe, amor que vem sempre em nosso auxílio”, afirmou Dom Tadeu.

O Cenáculo com Maria 2019 foi muito além das expectativas aguardadas pela organização, segundo a coordenadora Arquidiocesana da RCC Manaus, Cleide Ribeiro Cantisani Pinto. “Foi fantástico superou todas as minhas expectativas, contávamos com 300 pessoas e tivemos a graça de ter aqui 700 pessoas, e para o próximo ano as expectativas são as melhores e que sejam superadas de novo. Quando nos colocamos nas mãos do Senhor, Ele faz coisas maravilhosas, temos a missão de levar o amor que recebemos através de Maria a outros irmãos não é nada só pra mim, não podemos ser egoístas, o amor que recebemos através de Deus por Maria”, concluiu Cleide.

Fonte: Ministério de Comunicação Social Arquidiocese de Manaus

 


Leia mais sobre Eventos Diocesanos