Batismo, Maria e Nova Evangelização foram temas do dia em retiro

alt

Desde segunda-feira (19) membros do clero da América Latina estão reunidos no Retiro Latino-americano de sacerdotes da Renovação Carismática Católica que vai até amanhã (22). 

A manhã desta quarta-feira (21) iniciou com a recitação das laudes, louvor e oração. Em seguida, Dom Francis Kalist (bispo indiano, conselheiro do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica e assessor episcopal da RCC na Índia) falou sobre o “Espírito Santo”, tema da primeira pregação do dia.

Relembrando as últimas mensagens do papa Francisco ao Movimento, o bispo falou sobre os principais pontos do Charis (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica) e a necessidade de, como Corrente de Graça, levar o Batismo no Espírito Santo para toda a Igreja.

Citando Maria como primeira cristã e exemplo de batizada no Espírito Santo (conforme a passagem do Evangelho de Lucas 1,35: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra), Dom Kalist destacou que todos os cristãos devem ser batizados no Espírito Santo, pois esse Batismo é a revelação do amor do Pai (cf. Rm 5,5); é a revelação do senhorio de Jesus (ICor 12); e nos enche do poder  do Espírito (cf. Rm8,2 . Hb 2,4).

 

Nova Evangelização

altApós o intervalo, os participantes do retiro voltaram para a arena principal do centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida. Todos paramentados, tanto no presbitério como na assembleia, para a Santa Missa, que foi presidida por Dom José Luís Azcona, bispo emérito da prelazia do Marajó (PA).

Na homilia, o celebrante falou sobre a nova evangelização e a parresia  necessária para o anúncio da salvação. Encorajando e advertindo os participantes, Dom Azcona falou sobre as dificuldades e desafios encontrados para a evangelização atualmente, principalmente o relativismo, paganismo, a falta de fé, entre outros.

O bispo destacou a importância dos sacerdotes para a resposta evangelizadora que o mundo necessita: “A graça do Batismo no Espírito Santo tem que ser reavivada e, para isso, contamos com esse retiro!”. O bispo explicou que a mensagem da salvação é única e não pode ser substituída por outra mensagem. “Se nós tivermos vergonha de entregar o Evangelho da Salvação, o mundo afundará e nós seremos traidores, negaremos a Jesus, porque o Evangelho e a salvação são unicamente Jesus Cristo. Não há outro salvador no mundo... A covardia e a falta de parresia é própria daquele que deixou esmorecer o fogo do Espírito Santo em seu coração. Nós não recebemos um espírito de covardia, mas de coragem para sermos testemunha do crucificado e ressuscitado (cf II Tm 1, 7)”, exclamou o bispo, referindo-se aos diferentes obstáculos como mudanças e problemas culturais e sociais que surgem contra os valores do Evangelho e inibem muito evangelizadores de anunciarem a verdade da salvação. Depois da homilia, o bispo conduziu os sacerdotes à renovação dos votos sacerdotais.

 

O Sacerdote e Maria

altApós o almoço,  Dom Francis Kalist (bispo indiano, conselheiro do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica e assessor episcopal da RCC na Índia) fez uma pregação com o título “Sacerdócio e Maria”. O pregador explicou que Maria foi batizado no Espírito Santo no momento da anunciação, pois toda sua vida foi transformada a partir daquele momento (destacando que a principal característica do autêntico Batismo no Espírito Santo é a transformação de vida). “E o que Maria disse? Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade (cf. Lc1,38)”, lembrou, provocando os participantes a colocarem-se a serviço após a efusão do Paráclito.

O bispo falou sobre o poder da oração do Rosário para superar as diferentes tentações e orientou os sacerdotes a rezarem  com devoção essa oração para vencer as investidas de Satanás, afinal, Maria, mãe poderosa, é o modelo perfeito de santidade e principal intercessora.

Como última atividade da programação, Dom Guilhermo Elias Millares (Peru) conduziu a adoração ao Santíssimo Sacramento. Dom Josep Malagreca (Estados Unidos) e outros bispos e sacerdotes conduziram um momento de oração individual pelos participantes.  As duas atividades foram antecedidas pela oração das Vésperas e momento de Confissão.

 


Leia mais sobre Retiro Latino-americano de Sacerdotes