Na última sexta-feira foi encerrado o retiro nacional para religiosas e consagradas

alt

"Voltemos ao Espírito Santo e Ele voltará a nós", Beata Elena Guerra. Esse foi o tema que norteou religiosas e consagradas durante retiro nacional. O encontro reuniu cerca de 47 irmãs, de dez institutos religiosos diferentes e foi realizado de 19 a 23 de agosto, em Brusque, Santa Catarina.

Inspiradas pelo pensamento da Beata Elena Guerra, as freiras receberam orientações e reflexões do pregador retiro, Padre Antonio José, assessor espiritual do Conselho Nacional e membro da Comissão Nacional de Formação da RCCBRASIL.

altSegundo o sacerdote "sem recolhimento interior não há vida interior". Recolhimento, jaculatórias e adoração, em quaisquer circunstâncias são necessários para aquelas que buscam agradar ao Senhor e serem fecundas na missão. A beleza da vida consagrada, apresenta o que em primeiro momento parece contraditório: a virgindade fecunda. O celibato pelo Reino dos Céus é um convite a permanecer com Jesus para depois anunciá-Lo. “O tempo gasto na oração nunca gerará arrependimento, já decisões tomadas sem oração poderão sim causá-lo”, aconselhou o sacerdote e apontou a vida de oração como um caminho seguro a todo aquele que vive o seguimento de Cristo e busca a santidade.

altRelembrando a palavra profética de Patti Gallagher Mansfield, durante a Vigília de Pentecostes, no Jubileu de Ouro da RCC, no Circo Massimo – em Roma: “Levantem os vossos olhos e vejam que os campos estão brancos e prontos para a colheita (Jo 4, 35)”, a presidente do Conselho Estadual da RCC Santa Catarina e anfitriã do Retiro, Luciana Neves, fez um convite a  todas as religiosas “ergam os olhos para o alto, é no alto que deve estar o nosso olhar, nosso pensamento e motivo de nossas ações”.

 


Leia mais sobre Notícias