A cidade da Mãe de Deus e a visita do Amor

alt

Tradicional evento promovido pela Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Santa Maria (RS) contou com pregação do Diretor Espiritual Arquidiocesano da Legião de Maria.

 

Entre milhares de cidades do Brasil que realizam o evento “Cenáculo com Maria”, por ocasião do Dia de Nossa Senhora Aparecida, está a cidade de Santa Maria (RS), carinhosamente chamada na região de “Cidade da Mãe de Deus”. Localizada no coração do Estado, o município é conhecido por ser um celeiro universitário e militar e há algumas décadas, realiza o Cenáculo com Maria, um dos principais eventos promovidos pela RCC da cidade. Nesse ano, com o tema “Visitados por Maria, visitados pelo Amor”, o evento contou com a pregação do diretor espiritual da Legião de Maria e responsável pelo Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, padre Luciano Eduardo da Silva. Cerca de 300 pessoas passaram pelo Cenáculo com Maria, que contou na programação com: pregações, Adoração, Missa e atividades específicas para as crianças de 4 a 12 anos de idade. O que foi um momento especial também para celebrar o Dia das Crianças com os pequeninos.

Destaca-se, entre os momentos mais significativos do encontro, a entronização da Imagem de Nossa Senhora no Cenáculo, feita por todos os coordenadores de Grupos de Oração da Arquidiocese, representando a permanência de Maria e o lugar especial que a Mãe de Deus tem em todos os Grupos de Oração.

Durante as pregações, padre Luciano Eduardo conduziu os participantes a uma reflexão sobre o termo “visita”, em uma perspectiva teológica. O sacerdote recordou que toda a visita na Bíblia é uma visita do próprio Deus, em uma iniciativa de seu Amor pelo homem e com o desejo de salvá-lo. Entre todas as visitas na Sagrada Escritura, a maior de todas é a visita que Deus fez a própria Virgem Maria, quando se encarnou. Assim, as visitas de Maria, através de suas aparições, também são visitas do próprio Deus, que escolheu o seio de uma Virgem para cumprir o plano de Salvação da humanidade.

Remetendo a visita de Maria em Aparecida (SP), o padre lembrou elementos importantes da aparição: a imagem de barro cozido quebrada, o rio, os pescadores, as redes. A imagem representando a figura do próprio homem, que feito de barro, um dia quebrou com o pecado sua imagem com Deus. No batismo, representado pela água, o homem é regenerado. E para que isso aconteça é necessário o barco da Igreja, e as redes da evangelização. Por fim, os pescadores, pessoas simples e necessitadas de êxito em sua pesca, são o próprio povo brasileiro, que encontra na visita da Mãe de Deus, não apenas abundância trazida pelo Cristo em suas vidas, mas com isso também, um novo ardor, um novo sopro de vida. Ser visitado por Maria é ser visitado pelo Amor!

Com uma rica presença de santuários marianos - Santuário de Nossa Medianeira de Todas as Graças, padroeira do Estado e de onde se originou a devoção a este título de Maria pelo mundo; Santuário da Mãe Rainha Três vezes Admirável de Schoenstatt, segundo lugar no mundo, aonde o fundador da obra, padre José Kentenich implantou um santuário; Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e tem até um Santuário Arquidiocesano do Divino Espírito Santo – o evento possui um valor especial por tornar a data um momento para celebrar o Dia da Padroeira do Brasil, manifestar publicamente a fé e renovar a experiência dos batizados, refletindo sobre o amor para com Mãe de Deus e sobre como Nossa Senhora pode ajudar na caminhada de todos os que a ela recorrem.

“Nesses tempos difíceis e conturbados em nosso País é importante termos a certeza, pela fé, que a Mãe de Deus nos visitou na ocasião do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e que esta visita representa a visita do próprio Deus. Ele não está alheio aos nossos sofrimentos e dificuldades, por isso, no Cenáculo com Maria, temos a oportunidade de pedir a Deus pelas nossas necessidades e causas especiais, por nossa cidade, pelo governo e por sua população”, recordou o coordenador da RCC Santa Maria, José Luís Mota Pinto.

Além dos participantes da Renovação Carismática Católica, estiveram presentes membros de diversos movimentos e pastorais, além de pessoas que passaram o dia em homenagem a Mãe de Deus.

Fonte: Ministério de Comunicação Social – RCC Rio Grande do Sul


Leia mais sobre Eventos Diocesanos