30 anos da RCC Acre

alt

No ano jubilar da Renovação Carismática Católica do Brasil (1969 – 2019), marcado pelo encontro narrado no livro “Pois a Promessa é para Vós”, do autor Bruno Maffi, que conta a trajetória do Movimento iniciando na Experiência de Oração que aconteceu no final de semana dos dias 15, 16 e 17 de agosto, na Casa Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Brandina, em Campinas (SP). Tendo presente cerca de 60 jovens que estavam reunidos na casa de retiro e lá, conduzidos pelo jovem sacerdote jesuíta Haroldo Rahm, tiveram uma experiência transformadora com o Espírito Santo. Após aquelas pregações, momentos de oração e reflexão surgiram uma série de outros eventos e momentos da chamada Renovação Carismática Católica por todo território brasileiro. Lá se foram 50 anos deste belíssimo encontro.

Aqui em nosso estado do Acre, também estamos comemorando 30 anos do início da RCC (1989 – 2019), momento de graça e júbilo para todos, lembrando dos pioneiros que trouxeram e difundiram o Movimento, dentre eles: Sr. Jorge Lugnani (in memorian), juntamente com o sr. Frederico Lemos de Moura Leite (in memorian), mais conhecido como Fred, e outras lideranças.

Em celebração pelos 50 anos no Brasil e 30 anos no estado, o Conselho Geral da RCC Acre, promoveu o 11º Congresso Estadual, nos dias 14 a 17 de novembro, nas dependências da Paróquia Santa Inês em Rio Branco, que reuniu mais de 500 fiéis das duas Dioceses do Acre, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, do Amazonas, Rondônia, Peru e Bolívia. O tema foi inspirado na passagem bíblica de Romanos 5,5 “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado". Tivemos em nossa programação, várias atividades como missas durante os quatro dias, com a presença de padres e diáconos que fizeram parte da origem do Movimento em nível estadual.

Estiveram presentes Leandro Rabello, Diretor da Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários (ENFLM), Vicente Machado, coordenador da RCC Goiás, também os coordenadores Diocesanos Mateus (Cruzeiro do Sul) e José Adelson (Rio Branco). Foi um momento de júbilo e graça para todos os presentes, bem como muitas animações musicais e encenações teatrais com o Ministério de Música e Artes, e um espaço destinado para as crianças, o Congressinho.

Pelos 30 anos do início da Renovação Carismática Católica, na sexta (15/11), tivemos um momento de recordações com apresentação de pessoas que integraram a RCC em seu início, lembrando as canções que ajudaram no crescimento do Movimento. Foi um momento de fortes emoções e homenagens aos que já faleceram, estando representados por seus familiares, bem como muitos outros irmãos e irmãs ali presentes, que foram do início Renovação Carismática Católica, no final da década de 80 e começo dos anos 90, relembrando por muitas fotos dos encontros ao longo desses 30 anos. Na oportunidade, também foi comemorado e homenageado o querido Padre Massimo Lombard, que celebra em 2019, seus 50 anos de vida sacerdotal, sendo um dos Diretores Espirituais da RCC por alguns anos. Somos eternamente gratos a Deus pela vida e serviço do Padre Massimo.

No sábado (16/11), a noite foi marcada por homenagens feitas pelos integrantes do Ministério Universidades Renovadas (MUR). Foi seguido de um show com a banda Sacramix e o cantor católico Cleiton Saraiva.

O encerramento do Congresso foi domingo (17/11), após a celebração eucarística, contando um momento de agradecimento aos sacerdotes e diáconos, aos pregadores convidados, à equipe dirigente, à ECPP e equipe de liturgia da paróquia Santa Inês, aos benfeitores e patrocinadores, a direção da Escola Samuel Barreira e Paróquia Santa Cruz que hospedaram alguns congressistas, a Polícia Militar do Estado do Acre pelo apoio na segurança pública e na colaboração da banda de música da PM, na pessoa do Tenente e Maestro Everaldo, que fez a abertura do Congresso, executando o Hino Nacional e o Hino Acreano, e a Limpebras pelo apoio na coleta de resíduos.

Enfim, a RCC Acre é convidada a abrir-se ao Espírito Santo que, ao derramar o maravilhoso amor de Deus, torna-nos um povo que vive a comunhão fraterna. O transbordamento desse amor em nós, alcança a muitos irmãos e irmãs das diversas localidades e realidades, bem como a unidade com os Bispos: Dom Flávio (Cruzeiro do Sul) e Dom Joaquín (Rio Branco).

Finalizo com a frase do nosso querido e já falecido Jorge Lugnani, 1º coordenador Diocesano da RCC, que sirva de inspiração e coragem para todos os Carismáticos(as) do Acre: “Tenho muitas alegrias e paz no coração por ter sido chamado a tomar a frente de uma obra tão valiosa, onde precisa, em primeiro lugar, amar, chora e rir, ficar sem dormir, ser traído e elogiado, condenado e absorvido. Tudo em nome do Ressuscitado. Amo vocês e oro por vocês. Orem por mim também”.

Que venham mais 30 anos para a RCC do Estado do Acre!

alt

--------------------

Pedro Alexandre de Souza Farias
Coordenador Estadual da Renovação Carismática Católica do Acre

 


Leia mais sobre Eventos Estaduais