Missa de abertura do Renasem 2020

alt

Na última segunda-feira (06), foi realizada a missa de abertura do Retiro Nacional para Seminaristas (Renasem), presidida por Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e concelebrada por Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCCBRASIL e pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Roque. A celebração foi na Igreja Nossa Senhora da Candelária, no centro do Rio de Janeiro.  

Dom Orani destacou dois pontos a serem observados pelos participantes, o primeiro acerca do tempo contemporâneo, o homem enquanto agente de transformação da realidade diante de uma sociedade em constante mudança. O segundo, trata-se do homem vocacionado à santidade e a doação de vida em favor do próximo.

O coordenador nacional do Ministério para seminaristas, André Luiz Oliveira dos Santos acolheu a todos os presentes com palavras de gratidão. O presidente nacional, Vinicius Simões esteve presente e saudou com palavras de ânimo vocacional e votos de bom retiro.

Em sua 40ª edição o Renasem acolhe 170 seminaristas, 5 diáconos e 40 sacerdotes de 18 estados do país. Os participantes puderam iniciar esse tempo de recolhimento e oração contemplando a imagem do Cristo Redentor, no alto do monte Corcovado, reforçando a moção de unidade acolhida para este ano "o Brasil aos pés do Redentor".

O retiro acontece entre os dias 06 a 10 de janeiro, Casa de Retiro São Francisco de Sales da Comunidade Sementes do Verbo, Rio de Janeiro. No dia 09 de janeiro, quinta-feira, a partir das 16h, os seminaristas farão uma evangelização chamada “Lançai as Redes”, no Posto 3 da Praia de Copacabana. Todos são convidados a serem evangelizadores do Reino de Deus.

Missão

Após o Renasem será realizada a missão, de 10 a 20 de janeiro de 2020. Ela tem como objetivo propagar a cultura de Pentecostes e responder ao chamado do Papa Francisco, que nos convida a sairmos ao encontro dos mais necessitados; aqueles que se encontram nas periferias existenciais, levando a estes a Boa Nova da Salvação. A ação missionária se encerrará com procissão e Missa Solene de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, às 15h.

 

alt

 


Leia mais sobre Eventos nacionais