Vinícius Simões apresenta o plano de ação da RCC para o próximo triênio

alt

Na terceira pregação do Encontro Nacional de Formação 2020 (ENF), Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL prega sobre a moção que dá base para o plano de ação para o próximo triênio para o Movimento. “O Senhor nos chama a viver um tempo novo, um chamado mais arrojado, para que a RCC se coloque em marcha missionária, a compartilhar com todos a graça do Batismo no Espírito Santo (BES). Que todos os Grupos de Oração sejam genuinamente carismáticos, Cenáculos de Jerusalém do Século 21 e, que cada carismático viva a vida no Espírito Santo”, explica.

O presidente afirma que entramos em um tempo fecundíssimo, que é o tempo pós-jubilar. Comparando o tempo jubilar com o posto de combustível, ele diz que pudemos nos abastecer neste período, para seguir em frente “com ainda mais força (cf. Papa Francisco, Vigília de Pentecostes de 2017 à RCC, em Roma)”. 


Qual o caminho a seguir, e agora?

Agora, ele continua, “Ele nos eleva e nos coloca à Sua estatura. O Senhor nos exorta: ‘não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus’” (Rm 12,2).  

Ele recorda o povo sobre as profecias sobre as chuvas de outono e de primavera. “Em 2013, Deus disse que derramaria chuvas de primavera; em 2017, Ele disse que os campos estão brancos para colheita”. 

Segundo Vinícius, “o Senhor diz que vai derramar um novo Pentecostes sobre toda a Corrente de Graça. Neste tempo, Ele está nos preparando, fazendo com que amadureçamos para dar passos firmes como sentinelas que marcham, para que venha sobre nós um novo Pentecostes”, completa.
 

Qual é o sonho de Deus para RCC?

“Os papas estão conosco. Eles reconhecem que a Renovação Carismática Católica é um presente de Deus para a Igreja”, conclui ao ler várias colocações que de Paulo VI ao Papa Francisco, descrevem tudo o que se espera do movimento no mundo. Vinícius chama os participantes a reconhecer que, “após 50 anos podemos ter nos distraídos com coisas boas, mas acessórias, em detrimento do que é a RCC”.

Conforme o presidente, “Esse sonho [de Deus] precisa ser reproduzido com fidelidade em nossos Grupos de Oração e na RCC, em particular. Inspirados pelo Espírito Santo e alicerçados por tudo que Ele nos tem dito, quero lançar um plano de ação para o próximo triênio como estratégia para mergulharmos mais e melhor em nossa identidade, [plano] de Deus para a RCC, na vontade de Deus para nós”.
 

Próximo Triênio (2020-2022)

O plano de ação para o próximo triênio vai trabalhar três verbos: Resgatar (2020), Guardar (2021) e Propagar (2022) a identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo.
 

altResgatar 

Resgatar é voltar às origens, é focar no que é essencial em detrimento do que acessório – ou “penduricalhos” como disse uma vez Dom Alberto Taveira a RCC - é refletir sobre o chamado próprio de Deus para o movimento eclesial, é retomar os propósitos de Deus para o Grupo de Oração. O presidente da RCCBRASIL recorda que “o foco do Movimento é o Grupo de Oração” e que, necessitamos “renovar o carisma original (Doc. de Aparecida 311)”, “sacudir a poeira e nos projetarmos com mais força, indo em frente, rumo aos próximos 50 anos (cf. Papa Francisco no Jubileu de Ouro mundial da RCC, 2017)”.


altGuardar

Segundo Vinícius, “Deus nos constitui sentinelas à frente de nossos Grupos de Oração, dioceses, estados e Ministérios. Somos guardiões da identidade de nossos Grupos de Oração para as pessoas sejam batizados no Espírito Santo”.

Ao recordar a exortação de Michelle Moran na Consulta Profética Internacional em 2013 em que o Senhor nos convocara a retornar ao primeiro amor, ele convida os participantes a voltar-se para seus Grupos de Oração e observar “como ele está”. Ele convoca as lideranças a guardarem a identidade dos Grupos de Oração, para que não sejam “uma experiência emocional, mas uma experiência que gera metanóia em nós”. 

A sentinela carrega consigo a trombeta. Na Bíblia, “a trombeta avisa do perigo; é usada para anunciar o ano da graça e para anunciar a volta do Senhor”, ele pontua, indicando que esse “será o nosso papel [de líderes]. Pegue suas trombetas espirituais para fazer soar em seu Grupo de oração”.
 

altPropagar

Ele pontua que, propagar é multiplicar, é tornar conhecido, é compartilhar com todos na Igreja a graça do Batismo no Espírito Santo como nos pede o Papa Francisco, é ser “Igreja em saída” mantendo-se em contínuo estado de missão.

Vinícius convoca os servos a serem propagadores da identidade da RCC para que façamos o Espírito Santo conhecido e amado, para que a Cultura de Pentecostes seja conhecida, como nos pediu o São João Paulo II. Como disse Monsenhor Jonas, “seja você, homem, um mister Pentecostes e você, mulher, miss Pentecostes”, porque “enquanto o mundo todo não for batizado no Espírito, então a RCC não terá encerrado a sua missão”.

Para propagar a identidade, somos chamados a “encorajar os Grupos de Oração a promover ações missionárias para anunciar Jesus, a capacitar líderes comprometidos com a continuidade da obra do Senhor e a Compartilhar com todos na Igreja e no mundo o Batismo no Espírito Santo”.

Papa Francisco disse em junho de 2014: “a RCC é uma grande força para o anúncio do Evangelho, na alegria do Espírito, espero que partilheis com todos na Igreja a graça do BES”.
 

Manter acesa a chama de Pentecostes
Somos convidados a manter a chama de Pentecostes acesa e a difundir a chama de Pentecostes. Ele lembra que na última quinta-feira (23/01), foi acesa a chama jubilar dos 50 anos. Com o Conselho Nacional presente no palco, “vamos manter a chama de Pentecostes acesa com o acendimento da Vela Pós-Jubilar”. 

Da chama da vela Jubilar acendeu-se a Vela Pós-Jubilar, inscrita com os três verbos do plano de ação para o próximo triênio, Vinícius transmitiu “a chama de Pentecostes aos sentinelas estaduais para mais cinquenta anos de evangelização e difusão do BES em seus estados”. 

Com a música tema do ano, artistas dançaram com fitas de três cores, cada cor representando um dos três verbos. “Como família carismática queremos transmitir a todos vocês esta chama. Acenda a lanterna de seu celular e receba a chama de Pentecostes, como sentinela constituída na casa de Israel, para incendiar seu Grupo de Oração e difundir a Cultura de Pentecostes”, conclui. 

O momento foi encerrado com um grande louvor ao som da música “Sentinela da Manhã”.

 
alt
 

--------------------------

Acompanhe a transmissão ao vivo do ENF 2020 pelo Youtube:

alt https://www.youtube.com/rccbrasil
 


Leia mais sobre ENF 2020