A RCC se une ao papa pelo Pacto Educativo Global

alt

No dia 31 de janeiro de 2020, foi realizado na sede na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, o lançamento do projeto: “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”. A Renovação Carismática Católica do Brasil esteve presente através do Ministério das Universidades Renovadas (MUR).

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja tem insistido que o progresso social da humanidade passa pela educação que é compreendida como um bem comum e um direito universal. O Papa Francisco, sensível a essas exigências, propôs para o ano de 2020 a celebração de um Pacto Educativo Global, envolvendo toda a sociedade, para que renove a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva em prol das gerações.

A Igreja no Brasil, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação propõe um caminho de vivência e de partilha em preparação à celebração desse Pacto.

Nesta ocasião ocorreu também, o IX Encontro de colaboradores do setor universidades da CNBB, com o tema: “Saúde Mental na Educação Superior”.

 

Pacto Educativo Global

Diante do cenário atual e as constantes mudanças sociais e culturais, o Papa faz um convite a esse compromisso com a educação. Para compreender melhor leia um trecho da mensagem do Santo Padre sobre o Pacto Educativo, lançada em setembro de 2019:

“Desejo promover um encontro mundial no dia 14 de maio de 2020, que terá como tema ‘Reconstruir o pacto educativo global’: um encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão. Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna.”

Para saber mais leia na íntegra a mensagem.

 

alt

 


Leia mais sobre Notícias