Workshop dos Ministérios de Pregação e Formação

alt

O workshop dos Ministérios de pregação e formação começou com muita animação, louvor, escuta e invocação do Espírito Santo sobre todos. Em seguida, aproveitando o ano jubilar e toda a graça a ele conferida, todos os presentes foram convidados a se consagrarem ao Senhor e a se abrirem às novidades que Ele reservou para este ano!

Na primeira pregação do dia, Reinaldo Bezerra, membro permanente do Conselho Nacional da RCC, refletiu sobre o tema “O que a Igreja espera da RCC?”. Como resposta a esta pergunta, baseou sua colocação em três pontos: Fidelidade à própria identidade e à sã doutrina, formação e perseverança na unidade.

No segundo momento de ensino, Pe. Antonio José, diretor espiritual da RCC no Rio de Janeiro, levou os presentes a refletir sobre “A ação do Espírito Santo nos evangelizadores”. Com muita sabedoria, convenceu a todos de que o Espírito Santo quer fazer uma obra no interior do homem. Esta obra pode não ser visível, mas é de grande importância para que possamos pregar e ensinar segundo o coração de Deus.

No período da tarde, Elvis Rodrigues, membro do núcleo nacional do Ministério de pregação, discorreu acerca do uso da storytelling (que pode ser traduzido por ‘contação de história’) para transmitir uma mensagem. Tratou da importância desta ferramenta para tornar uma mensagem mais clara, interessante e fácil de ser assimilada, e ainda explicou como usá-la.

Em seguida, Andres Arango, presidente do CONCCLAT e membro do conselho do CHARIS, o novo e único serviço internacional para a RCC, apresentou esclarecimentos a respeito deste novo serviço. Ele relatou os seis pontos a serem trabalhados e alcançados pelos carismáticos: a unidade, o ecumenismo, o batismo no Espírito Santo levado a todos os filhos de Deus, o Trabalho com os pobres, a evangelização e a santidade.

Como último ensino do dia, Vinícius Simões, secretário geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL e membro da comissão que está elaborando o novo estatuto alinhado ao CHARIS, falou também sobre o tema, dando mais ênfase nos efeitos desta novidade para o dia a dia da RCC do Brasil e para os nossos Grupos de Oração. Vinícius aproveitou para desfazer compreensões equivocadas e mostrou a beleza desta inciativa do Santo Padre que reflete, na verdade, o amor e o zelo do Senhor.

Na oração final, Beatriz e Claudio, coordenadores nacionais dos Ministérios de Pregação e Formação, respectivamente, levaram a todos a consagrarem suas famílias ao Senhor e a esperar nEle as graças necessárias para uma evangelização fecunda, segundo Sua vontade.


Leia mais sobre ENF 2019