Workshop para Secretários

alt

O workshop para secretários foi uma novidade durante o Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF). A atividade buscou formar de maneira integral as pessoas que ocupam essa função dentro de seu Grupo de Oração, na paróquia ou diocese. Foram trabalhados vários pontos de formação, como a função do secretário, segundo o coração de Deus, que têm por missão sustentar, apoiar e dar suporte ao coordenador de Grupo de Oração, providenciando meios para que o coordenador exerça seu chamado. Foi ressaltado como um exemplo de relacionamento entre essas funções São Paulo e Timóteo. Paulo sempre teve muitas parcerias, dificilmente, encontrava-se só. Também foi ressaltada a tarefa espiritual do secretário, que não é apenas um chamado “administrativo”. Deve auxiliar o coordenador em cada discernimento e, também, interceder pelo mesmo, ajudar no pastoreio.

O secretário desenvolve atividades práticas que auxiliam o coordenador. Precisa ter algumas habilidades e atitudes que são próprias de um servo que exerce tal chamado  como uma visão estratégica do movimento (Grupo de Oração, diocese, estado).  O secretário precisa ser uma pessoa proativa: precisa ter uma visão sempre à frente, antecipar o que o coordenador vai pensar. Usando os exemplos de Marta e Maria, quem exerce essa função precisa ser  a “Marta”,, estar  sempre a um passo a frente.

Assim, pode-se definir as características de um secretário: pessoa de profunda intimidade com Deus,  organizado, equilibrado emocionalmente, de confiança. Precisa ter uma visão estratégica, ser ético e sigiloso, ou seja, ter um comportamento compatível com a função que desempenha.

O livro do Êxodo 17, 8-16 apresenta a missão de Moisés que tem a visão de Deus. Como profeta, teve uma  nadamissão fácil, por muitas vezes o povo murmurava por falta da  água, alimento etc. Do mesmo modo que Moisés, quando foi ferir a rocha e seguindo a ordem de Deus, levou consigo alguns anciãos, também o coordenador precisa estar sempre com os braços levantados e o secretário(a) precisa estar ajudando-o a permanecer firme nesta caminhada. O Coordenador precisa esperar do secretário ser um ponto de unidade, pois  não coordena sozinho, por isso ele precisa deste ao seu lado. 


Leia mais sobre ENF 2019