Workshop do Ministério Cristo Sacerdote e Ministério para Seminaristas

alt

Os workshops para os Ministérios Cristo Sacerdote e Seminaristas foi aberto pela presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, e contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre seminaristas e padres. Na abertura, a presidente recordou, “quando iniciei minha coordenação em meu primeiro ENF eram pouquíssimos padres a participarem. Disse ao Senhor, isso não está certo. Precisamos que os padres venham celebrar conosco. E ao chegar nesse auditório hoje e vê-lo repleto é de fato tocar nos frutos de Deus. Na graça de Deus! A presença de vocês aqui nesse ENF Jubilar tocará a muito jovens!”. Após a fala de Katia, o assessor eclesiástico da RCCBRASIL, Dom Alberto Taveira, exortou e impulsionou a cada homem a abraçar novamente a Cruz de Cristo, sem esmorecer ou parar no caminho.

Na sequência, Dom Henrique Soares, bispo de Palmares (PE), fez duas colocações, nas quais falou da preciosidade da intimidade com Jesus e da importância de se viver um Ministério enraizado em Cristo. “Cristo se revela na Sagrada Escritura”, afirmou, e “se o padre não ler toda Escritura, antes mesmo de ser ordenado, ele não conhece a Jesus, Nosso Senhor! É necessário lê-la quantas vezes possível for, para que, pela graça do Espírito, essa Palavra se encarne em nós,  a ponto de não sermos mais nós, mas Cristo a viver em cada um”. Alertou, também, sobre o perigo de construir um Ministério baseado em sucesso. “Jesus começou o seu Ministério com sucesso, mas lembrem-se que o terminou ‘fracassado’. Nós também precisamos de aparente fracasso. A Cruz é o caminho do sacerdócio para que, por meio de sua vida entregue nela, salve a muitos! Não se iludam! Tudo passa, só Deus permanece e é com Ele que vocês precisam permanecer”, reforçou.

As atividades da tarde deram início com a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida por Dom Azcona, bispo emérito da Prelazia de Marajó, que conduziu um momento de perdão a Deus pelos pecados cometidos, a renúncia a Satanás e suas obras, e a verdadeira adoração a Cristo Senhor e autor da vocação sacerdotal e religiosa. Foi um momento de renovação espiritual, conduzindo a cada servo de Deus a graça da liberdade interior. O workshop seguiu com a participação da Patti Gallagher Mansfield, pioneira da Renovação Carismática Católica no mundo. Com testemunho e oração, ela conduziu cada sacerdote e seminarista presentes a vivenciar uma vida no Espírito. Aconselhou para que cada deixe Deus conduzir todas as coisas, “que reine no coração e tudo governe!”, reforçou Patti.

Também esteve presente Dom Orani João Tempesta, cardeal arcebispo da arquidiocese de São Sebastião (RJ). Ele exortou a cada um para que viva a unidade presbiteral na Igreja para que o mundo creia (cf. Jo 15,21). “É muito triste encontramos divisão dentro da Igreja. É preciso união para que possamos fazer diferente, sendo com a nossa vida promotores da unidade”, aconselhou. A presença de Dom Derek John Christopher Byrne, bispo de Primavera do Leste (MT), foi constante e alegrou a todos, despertando sincera gratidão em todos os presentes.


Leia mais sobre ENF 2019