RCC realiza atividades no Congresso Eucarístico Nacional

alt

Durante a 17ª edição do Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em Belém (PA), desde o dia 15/08 até o próximo domingo 21/08, além da participação dos membros dos diferentes estados brasileiros nas atividades centrais do Evento, a RCC possui uma grade de programação preparada pelo Movimento e também pelas Novas Comunidades, a pedido de Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCCBRASIL, para os dias do Congresso. As atividades desenvolvidas pela RCC fazem parte da programação oficial do XVII Congresso Eucarístico Nacional.

As atividades do Congresso estão espalhadas pelas 7 regiões episcopais da cidade de Belém, e, na Paróquia de São Judas Tadeu,  na região de Sant’Ana, a Renovação Carismática Católica ficou responsável por uma série de atividades, entre elas missões porta a porta, oficinas temáticas, pregações, entre outras ações.

O Movimento iniciou ontem (16), no período da manhã, as missões porta a porta que, com um caráter querigmático, tem o objetivo de oferecer Jesus às pessoas, especialmente nas periferias de Belém. As missões são realizadas por membros da RCC dos estados do Norte e membros de Novas Comunidades do Brasil. Além desses, na quarta-feira, missionários da RCC do estado do Rio de Janeiro se juntaram nesse “arrastão de evangelização”, que acontece nos períodos da manhã até o dia 19 de agosto. A parte da tarde é reservada para as atividades centrais do evento.

Segundo o coordenador  da Renovação Carismática da arquidiocese de Belém (PA), Jael Souza, as missões estão sendo momentos de muita graça para a RCC local. “Há comunidades localizadas em regiões de grande violência e problemas sociais que há mais de 10 anos não recebiam visitas missionárias. Essa missão tem sido uma profecia de Deus que vai aquecer a arquidiocese e o estado todo com esse ardor missionário. Depois de anos, a RCC está voltando para essas regiões, está sendo uma bênção”, partilhou Jael.

Ainda na Paróquia de São Judas Tadeu, região portuária de Belém,  a Renovação Carismática Católica realiza, dos dias 17 a 20 de agosto, o Polo de Evangelização, onde as atividades serão conduzidas também em parceria com as Novas Comunidades.

Com o tema da Eucaristia, o Polo conta com oração, louvor, Missas, pregações e adoração ao Santíssimo Sacramento. Uma das pregações será ministrada pelo presidente do Conselho Estadual da RCC Pará, Salomão Ronaldo.

O Polo tem como objetivo acolher os membros do Movimento da arquidiocese de Belém que não participaram das missões e também os outros carismáticos de todas as partes do Brasil que vieram para o Congresso. As atividades também são abertas para todos os congressistas presentes em Belém.

Uma terceira atividade do Congresso Eucarístico realizado pela RCC são as oficinas temáticas. Elas irão receber um momento especial para a RCC do Pará que é a abertura da preparação do estado para o Jubileu de Ouro. Com a presença da presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, haverá a celebração da Chama Jubilar, em que membros do estado irão viver oficialmente a abertura deste tempo particular para o Movimento no mundo inteiro.

Para o coordenador estadual da RCC do Pará, Salomão Ronaldo, o Congresso Eucarístico tem sido um momento muito especial de missão também para a RCC: “Paulo VI  diz que Cristo  aponta para a Amazônia. O Congresso Eucarístico Nacional vai ao encontro da realidade de levar Jesus ao povo que sofre. São esses pobres que tem mais sede de Deus. E a RCC vem ao encontro também desse serviço. Para nós é uma alegria muito grande trabalhar ativamente no Congresso Eucarístico Nacional”, partilha o coordenador.alt

 


Leia mais sobre Notícias