Diocese de Guaxupé reúne-se para formação em Petúnia/MG

 

Aproximadamente 400 pessoas dos sete setores que compõem a diocese de Guaxupé se reuniram para um momento de formação, o Encontro Diocesano de Coordenadores, ocorrido nos dias 17 e 18. Uma grande bênção e a possibilidade de um novo tempo para a diocese de Guaxupé, localizada no sul de Minas Gerais.

Os ensinos e pregações foram conduzidos pela coordenadora do Ministério de Pregação na arquidiocese de Vitória/ES, Frantieska Rangel.  Segundo ela, esses encontros menores têm importância muito grande. “Quando a gente reúne uma diocese, fica mais perto, a formação chega com mais eficácia no coração daquele irmão que, muitas vezes, coordena um Grupo de Oração, mas não tem condições de ir num encontro nacional. Precisamos fazer chegar as Moções e os direcionamentos do Movimento a nível nacional para que todos caminhem na mesma direção”, explicou.

As palavras da pregadora foram confirmadas por Cláudio Cardoso, que é coordenador diocesano da RCC na diocese de Guaxupé. “Aqui nos encontramos para trabalhar o tema do ano e tudo aquilo que o Senhor tem colocado para nós. Falamos sobre o que foi abordado no ENF. Por isso, sempre começamos nossos trabalhos na diocese com esse evento”, ressalta.

Formação
O encontro teve início no sábado pela manhã com a celebração da Missa. Em seguida, Frantieska conduziu a pregação “Apascenta as minhas ovelhas”, falando sobre o tema do ano proposto pela Renovação Carismática Católica do Brasil. A pregadora ressaltou que o lugar de pastorear é dentro dos Grupos de Oração e que o servo precisava estar ‘alimentado’ para então poder ‘alimentar’ suas ovelhas.

A construção da Sede Nacional da RCCBRASIL também foi discutida durante o Encontro. Jorge Damaceno, de Alfenas/MG, cidade parte da diocese, assumiu recentemente como Construtor Estadual de Minas Gerais e esteve presente em Petúnia para falar sobre as metas desse ano e também sobre a importância espiritual que a Nossa Casa tem para todo o Movimento. Os participantes puderam então assumir o Carnê da Construção, adquirir os selos da campanha desse ano e também colaborar com o cofrinho.

A segunda pregação de Frantieska teve o tema “Apascentai-vos”. De acordo com a pregadora, quando Deus escolhe um pastor, Ele dá unção especial: “Não existe Grupo de Oração se o coordenador não dá a vida pelo Grupo”. Frantieska ainda explicou sobre os tipos de ovelha, alertando sobre a forma de pastoreá-las.

Santidade – Será que eu posso ser modelo? – foi o tema da terceira pregação. Frantieska alertou para todos os pecados que podemos cometer e como o carismático precisa ser diferente, buscando a santidade e vivendo a cada dia essa mudança de hábito.

Para encerrar o sábado, os participantes puderam acompanhar um teatro realizado pelos servos dos Grupos de Oração de Petúnia. A peça falou sobre como mesmo após as quedas, Deus pode reerguer uma pessoa e colocá-la novamente dentro do Grupo de Oração.

No domingo, após momento de oração do terço, os encontristas puderam exercer os dons e carismas. Frantieska explicou os diferentes tipos, como dom de línguas, profecia, palavra de ciência, de sabedoria, entre outros. Os participantes foram convidados a colocá-los em prática.

O Encontro Diocesano foi encerrado com a Santa Missa. Agora a expectativa é pelo primeiro Congresso Diocesano, programado para o dia 28 de setembro, também em Petúnia.

 

 


Leia mais sobre Eventos Diocesanos