Santidade e alegria: dicas para eventos de Carnaval com muitos frutos!

altA expectativa é grande. Afinal, será um fim de semana junto de antigos e novos amigos. Música animada, muita dança e alegria contagiante. Sim, é Carnaval! Mas um Carnaval diferente: cheio da presença de Deus, com diversão sadia.

Essa é, de fato, uma alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas. São os eventos de Carnaval da Renovação Carismática Católica, tradicionais espaços de celebração do Movimento e que acontecem em grande parte do Brasil.

Organizados pelos Grupos de Oração, coordenações de cidades ou dioceses, esses eventos tomam formas e proporções diferentes de lugar para lugar. Retiros, blocos, bailes, trios elétricos, shows, noites carismáticas. Independentemente da maneira como é feito, o importante é ouvir a Palavra de Jesus e viver intensamente a alegria de pertencer a Ele.

Os encontros de carnaval são também grandes portas de entrada para o Movimento, mas em especial para a Igreja. Por isso, veja algumas dicas a serem seguidas pelos organizadores e confira alguns materiais que podem ser usados durante a sua realização.

Dicas

-Falar com frequência da Igreja, da beleza do catolicismo, incentivando os participantes a buscarem os Sacramentos a partir daquele encontro;

 -Incluir pregações que falem da RCC.  Contar aos participantes a história deste Movimento, suscitado pelo Espírito Santo. É importante que aqueles que se achegam a nós conheçam a RCC, que tem sido uma estratégia de Deus para a transformação de tantas vidas;

-Contemplar momentos e pregações que falem sobre os Grupos de Oração, incentivando, por meio de testemunhos, as pessoas a conhecê-los;

 - Anunciar no palco, várias vezes, que se trata de um evento da RCC. Nas faixas e painéis que identificam o nome do Evento, escrever por extenso: Renovação Carismática Católica;

 -Produzir materiais que divulguem nomes e locais de funcionamento dos Grupos da região onde o Evento acontece. Podem ser simples, impressos, xerocados, escritos à mão. Enfim, os meios que estiverem ao alcance e possibilidades financeiras dos organizadores;

 -Preparar servos que farão trabalho de abordagem, conversarão e rezarão com as pessoas que estão recebendo o anúncio.  Pessoas que farão um contato direto, convidando os participantes a participarem de um Grupo de Oração. Essa estratégia é fundamental principalmente nos shows de evangelização.

Músicas

Para reforçarmos nossa identidade e nossa espiritualidade, que tal usar as músicas que vem embalando nossos eventos e Grupos de Oração?

Veja abaixo uma lista com algumas sugestões. Para fazer download da música ou cifra, basta clicar!
 

- Nossa Fé

 

- Esperança das nações

- Alabaré al Señor toda mi vida – cifra

- Tempo de Abundância – música

- Maranatá – Grito de Pentecostes – cifra e música

- Jesus é o Senhor – música

- CD Nossa vida em canções 2 - cifras (Eis que Eu te chamo, Novos pastores Ele fará, Preparai o Meu caminho e Te chamei).

Projetos

Lembre os participantes dos projetos nacionais da RCC, especialmente estes:

- Carnê “Eu sou construtor”: a oportunidade de você, com pequenas parcelas mensais, ajudar a construir a Sede Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil. Os carnês estão disponíveis com os construtores estaduais ou diocesanos ou ainda através do telefone (53) 3227.0710 ou do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

- Novos cursos do IEAD: o Instituto de Educação a Distância da RCCBRASIL lançou em 2013 dois novos cursos, além dos sete que já pertenciam a sua grade, são eles: “Universidades Renovadas: Um sonho de amor para o Brasil e para o Mundo” e “História da Igreja - Os Modelos Eclesiológicos no decorrer da História da Igreja Católica”. Divulgue esta iniciativa de formação fácil e que se encaixa na rotina de todos! Confira.

Formação

Veja alguns artigos de formação que também podem ajudar:

- Toma consciência, ó cristão, da tua dignidade! – Neste texto, somos convidados a refletir sobre as atividades de Carnaval que acontecem e as atitudes que somos chamados a ter para nadarmos contra esta corrente.

- Eventos: Portas de entrada ou fins em si mesmos? – Nossos eventos tem sido lugar para que mais pessoas possam encontrar Jesus e sua Igreja ou um mero local de emoção? Nessa reflexão, somos levados a pensar sobre este questionamento e sobre quais tem sido os resultados das nossas atividades.

Cobertura

Tal como em todos os anos anteriores, o Portal RCCBRASIL estará divulgando os eventos de Carnaval do Movimento sendo realizados ao redor do país. Para ver sua atividade em nosso site, envie textos e fotos para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Leia mais sobre Eventos Diocesanos