Capixabas e maranhenses testemunham um carnaval diferente

Estados e dioceses do Brasil inteiro reuniram-se no último final de semana para as festividades carnavalescas, de uma maneira diferente, pulando, dançando, orando e louvando ao Senhor. Dois estados com grande número de foliões envolvidos nesses encontros de carnaval foram o Espírito Santo e o Maranhão.

Saiba um pouco o que aconteceu em cada um deles.

Vinde e Vede, Espírito Santo

altNo pavilhão de Carapina, em Serra/ES, aconteceu mais uma edição do “Vinde e Vede” o maior encontro da RCC Espírito Santo. Entre os dias 9 e 12 de fevereiro milhares de carismáticos se reuniram sob a temática “Se creres, verás a glória de Deus”. O primeiro momento do encontro foi de entrega e clamor pela intercessão de Nossa Senhora por meio do santo terço, logo depois a animação ficou por conta da Banda Bom Pastor, da Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana/RJ.
alt
Um dos pregadores do evento, foi o bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória e orientador espiritual da Renovação Carismática Católica arquidiocesana, Dom SevilHa, ele falou na manhã de sábado sobre “Creio em Deus Pai e seu Filho, Jesus Cristo”. “A oração é a água que rega nosso jardim, portanto, se não oramos, ficamos secos como um deserto. Não deixemos a oração, ainda que não a façamos de um modo pleno. É melhor a oração mal rezada do que a oração não rezada”, afirmou. Além do bispo, Valtecy Santana, padre Anderson Gomes e Roberta Castro entre outros, tiveram a oportunidade de dirigir a palavra aos mais de 15 mil encontristas do Vinde e Vede.

altDurante o evento, que teve a visita de diversos padres e bispos, foram arrecadadas três toneladas de alimentos que foram posteriormente doados aos mais necessitados.

O evento teve a cobertura completa via Facebook. Se você quiser ler mais detalhes e ver mais fotos , acesse facebook.com/VindeVedeES

Encontros da RCC Maranhão

altA Renovação Carismática Católica do estado do Maranhão realizou Encontros de Carnaval em 32 municípios maranhenses, entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Todos com o lema “Se creres, verás a glória de Deus” Jo 11,40. Entre os encontros mais antigos e numerosos estão o "Festival Minha Vida tem Sentido", que acontece há 23 anos, em Imperatriz; o "Alegrai-vos" realizado em Caxias, que reúne milhares de fiéis pelas ruas da cidade atrás do trio elétrico e o "Rebanhão", que acontece há 21 anos na capital maranhense.

“Completamos a maioridade com um evento que já se tornou esperado no carnaval ludovicense, não somente pelos membros da Renovação Carismática Católica, mas por toda a Igreja, movimentos, pastorais, novas comunidades e foliões adeptos ao nosso carnaval alternativo”, enfatizou diácono, coordenador estadual da RCC Maranhão e do Rebanhão em São Luís, Francisco Camêlo.

O destaque para todos os eventos da RCC no estado é a majoritária participação dos jovens, que têm a cada ano aumentado o rebanho dos fiéis foliões que optam por brincar o carnaval de uma maneira diferente.

Nesse ano, de modo especial, a juventude será contemplada em dois momentos importantes para a Igreja do Brasil, a Campanha da Fraternidade (CF 2013), que iniciou na quarta-feira de cinzas, junto com a Quaresma, e a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa no Brasil.alt

Mariane Rosa, 16 anos, participou pela primeira vez do Rebanhão de São Luís e estava presente no momento da consagração da juventude a Deus, feita por Lázaro Praxedes, que pregou no encontro. “Eu ia na Igreja quando pequena com minha mãe e nesse ano me engajei no Movimento por espontânea vontade. Foi maravilhoso o Rebanhão! Vivi momentos de tanta diversão e alegria, que não quero perder mais nenhum!”, contou Mariane.

Liara Paiva, de Caxias, passou o carnaval também atrás do trio elétrico do Alegrai-vos e disse que não perde por nada. “É bom demais passar o carnaval com o Senhor”, reforça.

altAlém dos jovens, as crianças têm recebido uma atenção especial por parte das organizações do evento. Durante o Rebanhão, em São Luís, uma media de 200 crianças participaram do Rebanhãozinho, e arrancaram lágrimas de emoção dos pais ao realizarem a Coroação de Nossa Senhora. “São as crianças aprendendo desde cedo o valor e importância da fé”, enfatizou emocionada Adriana Duarte, radialista que levou os filhos de 8 e 6 anos para participarem do evento.

Segundo a coordenação estadual da RCC, a proposta com os eventos de carnaval é louvar a Deus com alegria, mas também contribuir para que os números das estatísticas divulgadas após o carnaval, no Maranhão, não sejam apenas os das mortes ou acidentes nas estradas, mas se contabilize o número de eventos que resultaram em saldos positivos para a sociedade.

Seu estado ou diocese também realizou um encontro de carnaval? Mande para fotos e testemunhos para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Leia mais sobre Eventos Diocesanos