De Deus é o nosso trabalho!

altUm dia de reflexão, formação, partilha, resgate da dignidade do trabalhador e sua família. Assim é o “Projeto Primeiro de Maio” que anualmente celebra o dia do Trabalhador com ações que promovem a Cultura de Pentecostes. O evento é organizado pelos Profissionais do Reino e possui diversas edições por todo o país. Em Araguaína/TO, o Projeto chega a sua sexta edição e, neste ano, atenderáos bairros Monte Sinai, Vila Azul, JK e Nova Araguaína.

O evento terá início com Missa campal na Comunidade São José Operário no bairro JK, às 7h. A celebração será um momento de Ação de Graças a Deus pelos trabalhadores e suas famílias, que deverão levar suas carteiras de trabalho para receber uma bênção especial. Logo após a Santa Missa, haverá café da manhã, e diversas atividades gratuitas que contemplam áreas como saúde, beleza, orientação jurídica, esporte e lazer, que acontecerão durante toda a manhã.

Este ano, a RCC da Diocese de Tocantinópolis aderiu ao desafio feito por Papa Francisco e, por isso, ousou levar o Projeto para as comunidades carentes ao redor do bairro JK: "Gosto de dizer que a posição de um discípulo missionário não é de centro, mas de periferia", disse o Pontífice.

Projeto Primeiro de Maio 2014

“De Deus é o nosso trabalho” é o tema central do Projeto, que neste ano, tem como lema “Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef. 4,3), seguindo a moção nacional da RCC para 2014. No documento motivacional para o projeto, a Comissão Nacional de Profissionais (CNP) faz referência a Efésios dizendo: “a alegria da unidade conservada é o que tem nos mantido de pé e esperançosos em nossas vidas e na nossa missão”.

O Projeto nasceu em 2009 como resposta ao chamado de Deus a evangelizar aqueles que são confiados aos cuidados dos Profissionais do Reino, resgatando, atualizando e difundindo a importância do trabalhador e do trabalho associando-os à Cultura de Pentecostes em vista da construção da Civilização do Amor. “Assim, acreditamos que tudo o que somos (trabalhadores, profissionais do Reino), bem como, o que temos (trabalho, profissão) pertencem, antes de tudo, a Deus, único capaz de transformar toda realidade contrária à vida plena”, afirma a CNP.

Segundo o Texto Base desta assessoria do Movimento, a expressão Profissional do Reino traz um ideal de pessoas que exerçam suas profissões à luz do Evangelho e, movidos pelo Espírito, busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. “Acreditamos que as nossas profissões devam ser vividas nessa dimensão evangélica e que em nosso dia a dia possamos viver também a dimensão do “ora et labora” (orar e trabalhar), como forma de santificar nossa vida e profissão”, diz a CNP. E a data escolhida para que aconteça essa grande conscientização é 1º de maio.

Para as edições de 2014, a CNP lança um convite especial: “que possamos iniciar uma jornada de Oração pelos trabalhadores de nosso país, pelos grupos de Profissionais do Reino e pelo Projeto Primeiro de Maio. Intensifiquemos a intercessão por este momento, na certeza de que o Senhor que está conosco, é o mesmo que nos anima a seguir em ordem de batalha, mostrando ao mundo que é possível fazer a diferença”.

Para saber mais sobre o Primeiro de Maio, acesse o blog oficial do Projeto.


Leia mais sobre Eventos Diocesanos