Profecias e avivamento nos Encontros Diocesanos de Ministérios em MG

Um projeto da equipe estadual da Renovação Carismática Católica de Minas Gerais tem realizado visitas às dioceses do estado para aplicar a formação específica para os diversos Ministérios que atuam nos Grupos de Oração. Os Encontros Diocesanos de Ministérios (EDM) apresentam os direcionamentos da RCCBRASIL e contextualizam a Cultura de Pentecostes, levando formação por meio dos workshops e momentos de oração, reflexão e louvor.

No mês de maio, três dioceses mineiras receberam a vista da equipe de formação.

Diocese de Oliveira: Unção e alegria entre a família carismática

altA diocese de Oliveira recebeu cerca de 300 pessoas na cidade de Campo Belo para celebrarem o tema: “Conservar a unidade do espírito pelo vínculo da Paz” (Ef. 4, 3) no EDM, realizado nos dias 17 e 18 de maio.

O evento contou com momentos de oração e reflexão ministrados pelo coordenador da diocese de Almenara e secretário geral do escritório estadual, Wendel Barros, e também com a presença do diretor espiritual de Ministérios, Pe. Claudio Parreiras.

De acordo com a coordenadora diocesana do Ministério de Comunicação Social da diocese de Oliveira, Vanessa Trindade, o encontro representou um marco para a diocese: “Foi um encontro muito ungido, as pessoas que participaram adoraram, tanto as oficinas quanto as pregações e momentos de oração”. Ela também faz seus agradecimentos em nome da diocese: “Fazemos nosso agradecimento especial ao padre Crúzios que nos recebeu no Colégio Católico Dom Cabral”, conclui.

Veja também a cobertura de fotos do Encontro Diocesano de Ministérios de Oliveira na página do Facebook da diocese.

Diocese de Teófilo Otoni: Cura, avivamento e profecias

altMais de quinze pregadores bem como servos de todas as cidades da diocese meditaram o tema da unidade, de Ef 4,3 vivenciado pela RCCBRASIL em 2014 nos dias 24 e 25 de maio.

O retiro aprofundou a cura dos relacionamentos, bem como a oportunidade de escrever uma nova história, no Movimento Carismático da diocese. De acordo com o coordenador do Ministério de Pregação da RCCMINAS, Renato Alves, é necessário viver o pastoreio e o amor fraterno entre os irmãos: “Cristo se aniquilou na cruz por amor a nós, devemos seguir seu exemplo e ir ao encontro das ovelhas que nos foi convida”, exortou.

Durante os momentos de escuta profética, o Senhor revelou que é tempo de deixar fluir o rio de graça na Diocese de Teófilo Otoni, que por muitos anos foram jogados dejetos e lixo, criando uma barragem nesse rio, entretanto Deus quebra todas as barreiras, é tempo de deixar Deus manifestar a sua misericórdia em favor dos Grupos de Oração nessa região.

O Bispo diocesano, Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, presidiu a Santa Missa de encerramento. Sua fala tocou os muitos corações que ali estavam. Em diversos momentos de sua homilia, o Bispo convocou os carismáticos a exercitar o discernimento, a permitir se apaixonarem por Jesus e doar suas vidas em missão. “Quanto mais mergulhar em Jesus, mais vamos mergulhar no Espírito. A nossa existência não é um drama é uma festa devemos nos lembrar de que o contrário da fé, não é a duvida, é o medo, então digo, coragem, não perca o pique não perca o encantamento”, motivou o bispo.

Diocese de Valadares: A unidade passa pela santidade

altNa diocese de Governador Valadares, a manhã do dia 24 de maio foi de profunda espiritualidade, profecias e reflexões ministradas pelo coordenador da RCC da diocese de Almenara, Wendel Barros, o coordenador da RCC de Governador Valadares, Raimer Ferreira, e a coordenadora da diocese de Leopoldina, Aline Ferreira.

No período da tarde, os carismáticos foram convidados a vivenciarem intensos momentos de formação, onde os coordenadores de Ministérios da equipe estadual puderam interagir com os membros da diocese, com maior facilidade e dinamismo, por meio das oficinas de formação.

Já amanhã de domingo iniciou com a realização da santa missa na paróquia local e em seguida o Grupo de Oração, no qual os participantes puderam fazer uma avaliação dos erros e acertos ocorridos. Em seguida, a última pregação do encontro, meditada no livro de Efésios, que trata do tema central do encontro: “Conservai a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”, deixou claro aos encontristas que “a unidade que o Senhor nos pede hoje passa pela santidade”. 

Wendel convidou os participantes a perseverarem na fé, atualizando a profecia proclamada pela coordenadora nacional do Ministério de pregação, Maria Beatriz: “Quero que voltem a esperar os milagres e enfrentarem os problemas da vida com fé”.

Ele finalizou a sua pregação apontando para a cruz, como o lugar onde todos devem depositar sua missão e vocação: “É na cruz que deveremos estar, coloquemos nossa vida, nossa missão, nossa vocação na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Em confirmação ao momento da cruz, o coordenador estadual da RCC Minas, Cristiano Costa, convidou a todos a meditarem sobre o lado oposto da cruz de Jesus, e como cristãos, sermos capazes de ouvir o chamado de Deus assumindo este lugar com Jesus.

Veja toda cobertura de fotos da diocese de Teófilo Otoni e Governado Valadares na página do Facebook da RCCMinas


Leia mais sobre Eventos Diocesanos