Um novo tempo para os Grupos de Oração na Diocese de Guaxupé

altDesde as primeiras horas da manhã, os participantes do Encontro Diocesano para Coordenadores de Grupos de Oração e de paróquias da Renovação Carismática Católica da Diocese de Guaxupé/MG foram acolhidos na Associação Rainha da Paz, em Petúnia, distrito de Nova Resende. O evento aconteceu no domingo, 03 de agosto, e teve a presença de mais de 300 inscritos e membros do Conselho Diocesano do Movimento, além de 50 servos que trabalharam nas equipes de alimentação, acolhida, limpeza, livraria e estrutura. A formação despertou um novo ânimo na caminhada dos participantes, dando início a um novo tempo para os Grupos de Oração da diocese.

Marco Antonio de Souza é coordenador do Grupo de Oração São José, de São Sebastião do Paraíso. Para ele, todo o conteúdo abordado no encontro foi de grande valia. “Foi uma confirmação de uma necessidade de reavivamento do carisma da RCC no nosso Grupo. Precisamos voltar ao primeiro amor e ao fervor na vida de oração”, testemunha.

A primeira atividade do dia foi a Santa Missa, celebrada por padre Ronaldo, na paróquia São Benedito. Após o café da manhã, o coordenador diocesano da RCC Guaxupé Claudio Cardoso conduziu um momento de oração, levando todos a terem a certeza de que é Deus quem governa suas vidas e de suas famílias.

O encontro contou com duas pregações, ambas ministradas por Claudio. A primeira delas, ainda no período da manhã, teve como tema “Batismo no Espírito - Coração da Identidade da Renovação Carismática Católica".

O coordenador diocesano enfocou a necessidade de não de desistir do chamado. Segundo ele, a caminhada do coordenador do Grupo muita vezes é árdua, porém o sustento deve vir do Espírito Santo. “A porta do Grupo de Oração é a porta que vai te levar ao céu. Este é o motivo pelo o qual não podemos desistir. Quantas vezes eu mesmo pensei em renunciar a coordenação, mas percebi que não posso desistir”, salientou.

altClaudio motivou e convocou os encontristas a realmente experimentarem a graça de Pentecostes em suas vidas. “Por que esta chama, às vezes, se apaga? Porque muitas vezes negligenciamos o Espírito Santo que habita em nós! Deus te chamou para a felicidade. Você é um filho amado de Deus, mas e a cruz que você tem carregado? Como se explica? Vire de costas e veja se é você que está pregado nela!”, exortou. A pregação foi encerrada com um grande clamor, pedindo um novo batismo no Espírito.

Após o almoço, houve momentos de animação e também oração. Na sequência, Claudio conduziu a segunda pregação, com o tema Autoridade Espiritual. Logo no início, pediu que os coordenadores de cada Setor se levantassem e lessem juntos uma passagem da Bíblia, que faz referências a essa autoridade que vem do Senhor.

O pregador explicou as diferenças entre a liderança e o autoritarismo, que pode gerar mágoa nos servos, ao contrário de incentivá-los. “A autoridade espiritual está baseada no falar em nome de Deus, é o Senhor que vai à frente […] Nossa meta como coordenador é levar as pessoas para Jesus. Por isso, o líder tem que estar no meio do povo […] O Papa Francisco nos ensina que autoridade é um serviço de obediência”, explicou. O momento foi encerrado com uma dinâmica demostrando os cinco pilares da autoridade: retidão, relacionamento com Deus, unção de Deus, fé e obediência.

João Batista faz parte do Grupo de Oração Anjos de Resgate, realizado em Poços de Caldas e, atualmente está na coordenação da RCC em sua paróquia. Ele adiantou que pretende passar aos demais servos do Grupo tudo que foi falado nas pregações e também nas orações. Assim como ele, Roseli de Fátima, coordenadora da paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Alfenas, acredita que esse encontro serviu para reavivar os coordenadores que agora poderão levar a força do Espírito Santo até suas cidades.

Everaldo José, coordenador do Grupo de Oração Animados pela Fé, de Nova Resende, também deu sua opinião sobre a formação: “Temos a necessidade de reabastecimento e precisamos sempre participar de um encontro como esse. Fui muito tocado nos momentos de oração”.

Já no final da tarde, os participantes do encontro ganharam uma grande surpresa. Um momento especial de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo coordenador diocesano do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Tiago Ribeiro. No encerramento do evento, todos foram convidados a levar aos demais servos dos Grupos de Oração todo o aprendizado desse dia.

Confira as fotos do Encontro na página RCC Diocese Guaxupé/MG.

Fonte: Ministério de Comunicação RCC Guaxupé

 


Leia mais sobre Eventos Diocesanos