Diocese de Cáceres/MT promove Encontro do Ministério de Pregação

alt

De 01 a 03 de maio, a Renovação Carismática Católica da Diocese de Cáceres/MT realizou o Encontro Diocesano do Ministério de Pregação. O evento contou com a participação de 180 servos do Ministério de Pregação não só da diocese de Cáceres, mas também de outras dioceses, levando assim o estado de Mato Grosso a um despertar para o chamado que Deus vem fazendo para esse movimento.

A formação, que ocorreu na cidade de Glória D’Oeste, foi conduzida por Dercides Pires e Vicente Gomes, membros do núcleo nacional da RCC, além da presença do coordenador estadual do Ministério de Pregação Maurilio Vilas Boas, e do presidente do Conselho Diocesano Jonas Pinheiro. A organização ficou a cargo do coordenador diocesano do ministério Marcos Guerra e seu núcleo.

Foram três dias em que os participantes puderam mergulhar profundamente em uma experiência do amor de Deus. Em seus ensinos, Dercides Pires mostrou aos pregadores como se constrói um roteiro de pregação. Ele também destacou temas como a verbalização, oratória e contextos básicos para se construir uma boa pregação.

Dercides ainda tratou sobre o Ardor Missionário, um dom do Espírito Santo que faz o coração de um pregador queimar com o desejo de anunciar a palavra do Senhor.

Segundo o pregador, ter ardor missionário é ter paixão, vigor, entusiasmo. Sendo assim, “assumir o mandato missionário, que é o ato solene divino pelo qual Jesus missionário do Pai, constitui os discípulos como seus procuradores, atualizando esse ato todos os dias quando chama um filho teu a anunciar a todas as nações sua palavra”, ensinou ele.

Vicente Gomes falou sobre o profetismo na pregação e sobre como um pregador que se deixa depender do Espírito Santo ministra a palavra com unção com autoridade.

“A RCC é um movimento pentecostal, ou seja, tudo acontece a partir do batismo no Espírito Santo. É uma promessa de Jesus a seus discípulos e a atualização da palavra dá o direito de dizer que hoje é o dia de viver esse novo Pentecostes. Não se pode cansar de clamar o Espírito Santo, não se pode economizar ousadia em pedir o Espírito Santo. Um pregador tem que ser apaixonado pela palavra de Deus, tem que amar a palavra, é preciso ser portador da palavra, ela é um presente de Deus, em que se deve mergulhar”, exortou o pregador.

Neste encontro de formação também foram realizadas oficinas, as quais os participantes puderam colocar em prática o que foi ensinado com análises de desenvolvimento. Agora, o conselho diocesano da RCC de Cáceres se prepara para dar continuidade aos trabalhos de formação com o aprofundamento nos módulos de ensino do Ministério de Pregação.


Leia mais sobre Eventos Diocesanos