Carismáticos mineiros testemunham alegria do servir em Congresso Estadual

alt

Mais de duas mil pessoas participam do Congresso Estadual da RCC Minas Gerais, realizado nos dias 1 e 2 de maio, no ginásio do Colégio Pio XXII, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte/MG. Paralelamente, foi realizado o Congressinho, que reuniu centenas de crianças que foram evangelizadas com apresentações teatrais, músicas e oficinas de artes. 
A programação contou com pregações, músicas e celebração da Santa Missa. Kátia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, fez a primeira pregação do Congresso, com tema Filhos amados do Pai. "Desempenhai vossos ministérios com amor e dedicação. Servi ao Senhor em espírito e em verdade, com alegria", exortou a presidente. 
Ainda na parte da manhã da sexta-feira, Marizete Nascimento, membro da Comissão Nacional de Formação da RCC, conduziu uma pregação sobre a experiência de salvação em Jesus Cristo. "Para que a salvação chegue à qualquer pessoa é necessário primeiramente o dom da fé. É o primeiro passo e para que isso aconteça é necessário falar de Jesus oportuna e inoportunamente", disse.
 
Força que vem do céu
O livro de 1 Macabeus, capítulo 3, 16-17, relata a história de Judas, filho de Matatias, para defender os princípios do povo judeu. Com um exército de poucos soldados ele ainda venceu muitas batalhas. Fazendo analogia à essa passagem bíblica, o presidente do Conselho Estadual da RCC Minas, Cristiano Costa, partilhou a experiência que a Renovação tem vivido.
"Assim como a família de Matatias lutava contra as injustiças que aconteciam, tenho visto o mesmo na RCC. Quantas vezes caminhamos sozinhos ou somos poucos", disse ele. Dando sequência à leitura do livro de Macabeus, no entanto, o presidente conduziu palavras de encorajamento à assembleia. "Judas, ao ser questionado sobre o exército pequeno ele responde: 'É fácil, respondeu Judas, a um punhado de gente fazer-se respeitar por muitos; para o Deus do céu não há diferença entre a salvação de uma multidão e de um punhado de homens, porque a vitória no combate não depende do número, mas da força que desce do céu' (I Mac 3, 18)". 
O coordenador estadual ainda refletiu: "A vitória no combate não depende do número de soldados, mas da força que vem do céu. Para vencer as lutas do mundo basta confiar em Deus e seguir guiados pelo Espírito Santo", disse. Sendo assim, para cultivar a fé e a confiança em Deus, Cristiano Costa lembrou que é necessário viver em oração. "O Senhor nos tem chamado a uma mudança radical de vida, de voltar a fazer jejum, vigílias e oração", aconselhou.
Aos coordenadores de Grupo de Oração, Costa fez a seguinte colocação: "Não carregue a RCC nos seus ombros, como um fardo. Traga seu grupo no coração. Deus te trouxe aqui como um pretexto para dizer: filho eu te amo. Seu grupo é uma porta aberta para o céu", salientou. 
 
Vida em comunidade
"Nosso Deus é trino: Pai, Filho e Espírito Santo são um". Citando o exemplo da Santíssima Trindade, Marizete Nascimento, que foi uma das pregadoras do Congresso, falou do chamado do Senhor para a vida em comunidade. No contexto da RCC, ela lembrou que o Grupo de Oração deve ser prioridade na vida dos carismáticos. "Persevere no seu Grupo de Oração. Pare de ficar buscando cura, fogo e milagres em vários lugares. A graça acontece no grupo que você participa".
Pregadora e membro da Comissão Nacional de Formação da RCC Brasil, Marizete contou que prioriza o seu grupo mesmo diante de tantos compromissos com a RCC. "Prego em vários lugares, mas na segunda-feira, dia do grupo, as pessoas nem me convidam mais porque elas sabem que meu primeiro compromisso é lá. Se você respeita o seu Grupo de Oração, toda comunidade o respeitará", testemunhou.
 
Santa Missa
Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito, celebrou a Missa de encerramento do Congresso Estadual da RCC Minas. Durante sua homilia, o sacerdote falou em unidade entre o movimento e toda Igreja. 
Ele foi aplaudido pela multidão de carismáticos após dar seu testemunho de apoio à RCC na diocese onde atua. "Vejo muito entusiasmo e uma grande força na Renovação. Isso só pode ser obra do Espírito Santo mesmo", declarou. 
Discorrendo sobre o Evangelho do dia (Jo 14, 7-14), Barroso disse que os carismáticos são convidados a anunciarem a palavra de Deus com o mesmo ânimo de Jesus. "O entusiasmo que Cristo respondeu Felipe o fez ter interesse em conhecer o Pai". O bispo falou ainda do protagonismo da RCC na transformação da sociedade. "Um mundo novo é cheio de pessoas melhores. Renovação é andar de acordo com o Espírito", concluiu.
 
Com informações do Ministério de Comunicação Social da RCC Minas Gerais
 


Leia mais sobre Eventos Estaduais