Começa hoje o XVII Congresso Eucarístico Nacional

alt

Nesta segunda-feira, 15/08, a Igreja no Brasil inicia a 17ª edição do Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em Belém, no estado do Pará. A abertura do Congresso está prevista para as 18h, com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, seguida da celebração da Santa Missa e acolhida no Estádio Olímpico do Mangueirão.

Cerca de 1.500 padres e 300 bispos participam do evento, além de 50 mil pessoas de todos os movimentos e pastorais da Igreja. Entre as atividades irão acontecer jornadas pastorais, procissão fluvial, simpósios, adoração eucarística e celebração de Santas Missas. O evento que tem como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema: “Eles o reconheceram no partir do Pão”, será encerrado no próximo domingo, 21/08.

O Congresso Eucarístico surgiu em 1881, na França, porém, no Brasil, acontece desde 1933. A edição do evento anterior a deste ano aconteceu em Brasília, no ano de 2010. No Brasil já foram realizados 16 Congressos nos diferentes estados e cidades do território nacional.

O Congresso Eucarístico tem como objetivo aprofundar a doutrina cristã sobre o Santíssimo Sacramento, reunir as pessoas que confessam a fé na Santíssima Eucaristia, ou seja, que proclamam a fé católica na presença real de Jesus na Eucaristia. O Congresso busca as consequências práticas desse gesto tão sublime de adoração

Acompanhe as atividades do XVII Congresso Eucarístico Nacional, acessando o site e as redes sociais oficiais do Evento (InstagramFacebook ou Twitter).

 

Sede do Evento

Em 2016, a sede escolhida para a realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional foi a cidade de Belém- PA, esta que carrega, particularmente neste ano, vários motivos especiais para a realização deste evento. 

Neste ano, está sendo celebrado o aniversário de 400 anos da fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará, data que marca também o início da Evangelização da Amazônia.

Também em 2016, a arquidiocese completa 110 anos de elevação de Diocese de Belém, para Arquidiocese e Sede Metropolitana1.

 

Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém

No dia em que começam as atividades do XVII Congresso Eucarístico Nacional, o Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará e assessor eclesiástico da Renovação Carismática Católica  do Brasil comemora 43 anos de ordenação sacerdotal.

O bispo foi ordenado no dia 15 de agosto de 1973, dia da Assunção de Maria e de Nossa Senhora da Piedade, em Nova Lima, no estado de Minas Gerais. No último mês, durante o Congresso Nacional da RCCBRASIL, membros da Renovação Carismática Católica por ocasião do aniversário de 25 anos de ordenação episcopal, prestaram uma homenagem ao bispo que, além de conduzir a arquidiocese de Belém, tem prestado auxílio pastoral eclesiástico à Renovação Carismática a nível nacional há alguns anos.

 

 

 

 


Leia mais sobre Eventos nacionais