Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força

alt

A segunda pregação do Jubileu de Ouro da RCC foi ministrada por Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, uma das pioneiras entre as novas comunidades do Brasil e um dos sacerdotes que dinamizaram a vida da RCC nos primórdios da chegada do movimento no País. A partir dos textos bíblicos do evangelho de Lucas, capítulo 24, versículo 49 e Atos dos Apóstolos, capítulo 01, versículos 04 a 08, correlatos, que tratam da promessa de Deus em derramar o Espírito Santo aos que desejarem, o sacerdote deu seu testemunho sobre quando passou pela experiência do Batismo no Espírito Santo (BES).

Dinamuse cair, foram duas palavras presentes na citação do livro de Atos dos Apóstolos, que monsenhor Jonas destacou para iniciar o seu testemunho: “ mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1, 8).  A palavra Dinamus, vem do grego e significa força, poder, energia e descerá, representa cair, despencar com força. Essas duas experiências são impactantes e vivenciadas por quem passa pela graça do Espírito Santo. E foi o que monsenhor Jonas, quando ainda era seminarista, precisava, pediu e experimentou.

De um seminarista sem muito destaque entre seus pares e um sacerdote de exercício similar, padre Jonas, hoje monsenhor, testemunhou que sequer rezava diariamente e que foi a experiência do Batismo no Espírito Santo que mudou completamente a sua vida. No dia 2 de novembro de 1971, em uma Experiência de Oração, ministrada pela equipe de Padre Haroldo Rahm sj., que trouxe a RCC para o Brasil, juntamente com o também jesuíta, padre Eduardo Dougerthy, monsenhor Jonas teve sua vida transformada e com ela, a vida de todos os jovens que ele pastoreava. Desta experiência, o Espírito Santo o levaria a testemunhar as maravilhas de Deus, até os confins do mundo. E faria, dali, com ele e com aqueles jovens, o início do que seria uma grande obra de comunicação, a Comunidade Católica Canção Nova, que completa 40 anos de missão.

Durante a pregação, uma surpresa, monsenhor chamou três dos jovens que participaram desse momento decisivo de sua vida: o da experiência do BES e o momento em que Deus o chamava a fundar a Canção Nova. Reinaldo e Reinalda Reis, liderança também do momento fundante da RCC no Brasil, que se conheceriam pela primeira vez nesta Experiência de Oração, da qual padre Jonas participou e Luzia Santiago (cofundadora da Comunidade Canção Nova), que aceitou o chamado de Deus de largar tudo – trabalho, família, etc – para seguir a Deus e viver em comunidade. Reinaldo Reis testemunhou, durante a pregação que monsenhor Jonas, seria para eles, resposta de uma profecia: “Deus queria que rezássemos aquela Experiência, pois dela suscitaria um grande profeta, que movimentaria o Brasil e o mundo. Era o padre Jonas!”.

Hoje, com 80 anos, monsenhor Jonas Abib compara esse tempo com o de Sanção, do Antigo Testamento, quando este colocou fogo no rabo das raposas para que elas incendiassem os trigais. “Eu incendiei primeiro a mim e depois, a outros, que por sua vez incendiaram muitos e muitos outros”. Emocionado, monsenhor lembrava que aquele sacerdote tíbio, não era ainda o que Deus queria que deveria ser, nem o que Deus queria que ele fosse, porém, já não era mais o mesmo. “O Espírito caiu sobre mim e me deu força” e hoje chegamos até os confins do mundo.

O final da pregação foi sucedido por um momento de homenagem ao padre Eduardo Dougherty sj, feita por Patti Gallagher Mansfield, e a Monsenhor Jonas Abib, feita pelobispo emérito de Passo Fundo (RS), o salesiano Dom Antônio Carlos Altieri, um dos alunos de monsenhor Jonas neste período.

Ao receber a homenagem, padre Eduardo Dougherty anunciou uma profecia que recebeu para a RCC: “Porque eu vos amo, eu tenho vos abençoado e vos abençoarei muito mais. Escutem a minha voz e eu vos mostrarei o caminho”.

Encerrando momento, Katia  Roldi Zavaris agradeceu o testemunho de monsenhor: “São 50 anos de benção! É um testemunho que nos impulsiona daqui pra frente. Que nos faz saber que vale a pena se entregar pra Jesus!”.

E que assim seja com os que forem incendiados com a graça do Espírito Santo e receberem a força e a promessa do Pai. 


Leia mais sobre Eventos nacionais