Serviços da Renovação Carismática Católica Internacional

CIDADE DO VATICANO, domingo, 11 de junho de 2006 (ZENIT.org). - Publicamos a descrição que apresenta o "Repertório" de "Associações Internacionais de Fieis" – editado pelo Conselho Pontifício para os Leigos – dos Serviços da Renovação Carismática Católica Internacional.

DENOMINAÇÃO OFICIAL: SERVIÇOS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA INTERNACIONAL

SIGLA:ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services)

FUNDAÇÃO: 1978

HISTÓRIA: As origens do ICCRS se remontam a 1970 quando, em Ann Arbor (Michigan/USA), na Universidade de Notre-Dame, começou a funcionar um Centro internacional de comunicações (ICO) encarregado de manter contatos entre os diferentes Grupos de Oração nascidos da experiência pessoal de Pentecostes, conhecida como “nova efusão do Espírito” ou “batismo no Espírito” e para oferecer informação sobre o novo Movimento. Em 1973, o ICO iniciou a publicação anual do Directory of Catholic Prayer Groups, uma espécie de diretório dos Grupos de Oração existentes. Em 1977, uma consulta, que reuniu 110 pessoas representantes de 60 países, decidiu criar um Comitê internacional encarregado da supervisão do trabalho realizado no Centro. Em 1978, foi constituído o ICCRO (International Catholic Charismatic Renewal Offices) com sede em Bruxelas, Bélgica. Este formado por nove membros procedentes da Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e Oceania e o então arcebispo de Malines-Bruxelles, o cardeal Leo Suenens, em qualidade de Assistente espiritual. Com a intenção de reforçar as relações com a Santa Sé, em 1980, o ICCRO transferiu seus escritórios para Roma. Uma vez adotada a denominação atual, em 14 de setembro de 1993 o International Catholic Charismatic Renewal Services foi reconhecido pelo Conselho Pontifício para os Leigos como organismo de Direito Pontifício, cuja finalidade é a promoção da Renovação Carismática Católica, hoje presente em 220 países.

IDENTIDADE: O ICCRS é a principal estrutura de coordenação e de serviço da Renovação Carismática Católica. Cumpre sua missão de promoção da Renovação no mundo, alimentando nos membros o compromisso de fidelidade à Igreja Católica, tanto no âmbito individual como no grupal; tornando-se centro de unidade, comunicação e colaboração entre os Grupos de Oração e as comunidades presentes nos diferentes continentes; sustentando economicamente os centros da Renovação nos países em vias de desenvolvimento, além das iniciativas e encontros nacionais e internacionais de jovens; organizando congressos e conferências mundiais para os Líderes da Renovação.

ESTRUTURA: O órgão diretivo do ICCRS é o Conselho, constituído por um Presidente, um Vice-Presidente e doze conselheiros representativos das diferentes realidades da Renovação Carismática Católica e das zonas geográficas nas quais está presente. Para realizar suas funções, o conselho está acompanhado por um Bispo, em qualidade de Assistente espiritual (Episcopal Adviser). A atuação das decisões do Conselho está confiada a um Escritório, guiado por um Diretor executivo, encarregado da administração, que atua sob a supervisão do Presidente e com base nas orientações dadas.

DIFUSÃO: O ICCRS está em contato com realidades carismáticas presentes em 165 países distribuídos da seguinte forma: África (44), Ásia (27), Europa (42), América do Norte (27), Oceania (11), América do Sul (14).

PUBLICAÇÕES: Noticiário ICCRS, bimestral em italiano, francês, inglês, português, espanhol e alemão.

SEDE CENTRAL: ICCRS

Palazzo della Cancelleria

00120 Ciudad del Vaticano

Tel. [+39]06.69887538 / 06.69887565 - Fax 06.69887530

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

SITE: www.iccrs.org

 

[Traduzido por Zenit. © Copyright 2006 - Libreria Editrice Vaticana]


Leia mais sobre Páginas Internas