Dia de festa! 49 anos de Renovação Carismática Católica no mundo

alt

São 49 anos dessa corrente de graça para a Igreja, como definido pelo Papa Francisco. Corrente que tem percorrido vários países do mundo levando benção, renovação espiritual e Batismo do Espírito Santo por onde passa. Corrente que, há quase 50 anos, tem seus elos fortalecidos pela graça de Deus, unindo milhares de pessoas em um só desejo: o de viver a cultura de Pentecostes.

A história do Movimento começou no fim de semana de 17 a 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne, em Pittsburg, na Pensilvânia (EUA), onde cerca de 30 pessoas, entre jovens estudantes e professores universitários, em um retiro de oração e estudos das Sagradas Escrituras tiveram uma experiência transformadora do Batismo no Espírito Santo.

Comemorar o aniversário, mais que relembrar a contribuição que a RCC trouxe para o mundo, é celebrar esse período que Deus tem tocado o coração de tantas pessoas, como explica a Presidente do Conselho Nacional, Katia Roldi Zavaris: “49 anos da Renovação Carismática Católica! Vamos celebrar mais uma vez a graça do derramamento do Espírito Santo no mundo. Graça que nos leva a experimentar a alegria de sermos amados incondicionalmente por Deus através de uma experiência pessoal com Jesus Cristo e o desejo ardente de anunciá-Lo a todos os povos e nações”.

Durante o retiro, em Duquesne, tudo foi acontecendo aos poucos com a instrução do Espírito Santo que conduzia todas as coisas, conforme relato de Patti Gallagher Mansfield, uma das estudantes que participou do retiro naqueles dias: “No sábado à noite, tínhamos programado uma festinha de aniversário para alguns dos colegas, mas as coisas foram simplesmente acontecendo sem alternativa. Fomos sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e recebendo a graça que é denominada de Batismo no Espírito Santo, no Novo Testamento. Isto aconteceu de maneiras diversas para cada uma das pessoas. Eu fui atingida por uma forte certeza de que Deus é real e que nos ama. Orações que eu nunca tinha tido coragem de proferir em voz alta, saltavam dos meus lábios. (...) Este não era, pois um simples bom fim de semana, mas, na realidade, uma experiência transformadora de vida que ainda está prosseguindo e se desenvolvendo em crescimento e expansão (...) É certo que o Espírito Santo é o nosso professor: eu dele aprendi tanto e em tão pouco tempo!”

Nessa época, não só o Fim de Semana de Duquesne foi dando vida ao Movimento, mas ao mesmo tempo, Deus trabalhava em outras partes do mundo, no coração de outras pessoas preparando esse marco, que abria as portas da Igreja para o Espírito Santo ser ainda mais invocado e amado.

Antes disso, ainda em 1897, o Papa Leão XIII publicou a Encíclica Divinum Illud Munus, sobre o Espírito Santo, pedindo que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade fosse mais conhecida e devotada. Em 1965, a partir do Concílio Vaticano II, uma onda que renovava a Igreja e os fiéis, já precedia a graça de um novo Pentecostes, que futuramente foi chamado de Renovação Carismática Católica. A graça foi se espalhando para outras cidades; grupos e encontros nasceram e, até hoje, a RCC é um Movimento, em que Deus se utiliza para transformar vidas pela ação do seu Espírito Santo.

A Renovação do mundo inteiro vive em 2016 a expectativa do grande evento que será a celebração do Jubileu de Ouro. Os 50 anos de existência é a celebração de um tempo novo de amadurecimento para ao Movimento e para a sua ação nas mais diversas partes do mundo. Para essa grande festa, a presidente deixa o convite: “Renovação Carismática Católica é Pentecostes, é esperança. Preparemo-nos! Rumo ao Jubileu de Ouro”, convida Katia Roldi Zavaris.

Para o Jubileu de Ouro, o ICRRS (Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional) organizou uma série de ações e propostas para que os membros se preparem espiritualmente para esse grande marco da história da RCC. No biênio 2016 e 2017 o convite é a vivência da Diakonia (diakonos- palavra grega que significa servo). O Tema desse ano é “Espalhando a Chama”, com a passagem do Evangelho de Lucas 4,18-19: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.”

Você também pode viver esse Jubileu de Ouro em 2017 com a Renovação Carismática do mundo inteiro, em Roma, na Itália. Informações sobre valores e mais detalhes de pacotes para essa grande festa podem ser obtidas através do setor de Peregrinações, do Escritório Nacional da RCCBRASIL pelo telefone (12) 3151-4155, WhatsApp (12) 98100-2613 ou enviando um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Leia mais sobre especial