Especial CHARIS

alt

Como todos sabem, o ICCRS está terminando seu serviço em Pentecostes de 2019, assim como a Fraternidade Católica. Eu entendo que para muitos este fim é uma fonte de tristeza. Tantas coisas belas foram vividas durante todos esses anos. Há tantas boas lembranças, momentos excepcionais que foram vividos, unidos na escuta do Espírito Santo. Tudo isso foi possível graças à doação de si mesmo, em completa auto-dedicação, de tantas pessoas desde 1967. Não entrarei em uma lista de pessoas para agradecer, porque corro o risco de esquecer algumas.

De fato, embora a corrente de graça da Renovação Carismática Católica não tenha fundadores, seu desenvolvimento, por outro lado, exigiu o envolvimento de um grande número de irmãos e irmãs em todo o mundo. Alguns são bem conhecidos, outros passaram despercebidos, mas seu papel não tem sido menos importante. Desejo agradecer de todo o coração a todos esses servos fiéis conhecidos ou menos conhecidos. O CHARIS não poderia existir sem seu compromisso, seu dinamismo, sua fidelidade ao dom de Deus, sua coragem para dar a conhecer a graça do batismo no Espírito, às vezes em condições muito difíceis.

altEu soube da morte do bispo Albert Marie de Monléon em 29 de abril. "Irmão Albert" - como costumávamos chamá-lo - era um dominicano. Ele conheceu a Renovação Carismática nos Estados Unidos e de volta à França em  1972, foi um dos pioneiros da Renovação em seu país. Um excelente teólogo, ajudou a Renovação a se enraizar na Igreja Católica, numa época em que sua acolhida não era auto-evidente. Ele ajudou Pierre Goursat na fundação da Comunidade Emanuel. "Irmão Alberto" também foi o primeiro conselheiro espiritual da Fraternidade Católica, cargo que ocupou durante 17 anos, de 1990 a 2007. Lembro-me de uma frase que ele sempre dizia quando nos alegramos em ver Deus trabalhando ao nosso redor. Ele disse astuciosamente, inspirado pelas Escrituras: "E não acabou!", na verdade: "Os favores do Senhor não estão acabados, nem as Suas misericórdias estão esgotadas; eles são renovados a cada manhã, grande é a Sua fidelidade!" (Lam 3,22-23). O que Deus começou em sua Igreja com o nascimento da Renovação Carismática, Ele quer finalizar, é por isso que CHARIS quer servir com a ajuda de todos vocês: quando o Papa Francisco pediu ao ICCRS e à Fraternidade Católica para trabalhar em um único serviço para a Renovação Carismática Católica, ele pediu que o DNA dos dois organismos pré-existentes fossem respeitados, e é por isso que podemos dizer, de certa forma, que CHARIS recebe o DNA do ICCRS e da Fraternidade Católica para servir a Renovação, assim como uma criança recebe o DNA de seus pais. Então, embora em Pentecostes, o ICCRS e a Fraternidade Católica oficialmente deixarão de existir, seu DNA permanecerá no novo serviço. Juntos continuaremos a servir a Renovação e a Igreja Universal para que a graça do batismo no Espírito Santo se espalhe cada vez mais.

Lembro-lhe o convite do Papa Francisco. Ele abordará os carismáticos do mundo todo no sábado, 8 de junho, véspera do Pentecostes, na Aula Paulo VI na Cidade do Vaticano. Este será um momento importante para toda a Renovação Carismática Católica. O Papa compartilhará sua visão de Renovação e teremos a oportunidade de rezar com ele por um novo Pentecostes sobre a Igreja e o mundo. Você pode reservar seus ingressos no site da CHARIS: www.charis.international

alt
 
 
 
 
Dr. Jean-Luc Moens
Moderator do CHARIS
 
 


Leia mais sobre Notícias