Cardeal Kevin Joseph Farrell envia mensagem para RCC

alt

O Cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida e Camerlengo da Santa Romana Igreja, enviou uma mensagem aos carismáticos brasileiros, durante uma entrevista realizada pela presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, Katia Roldi Zavaris. A entrevista aconteceu  durante a Primeira Conferência Internacional do Charis (Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica), na manhã desta quinta-feira (06), na cidade do Vaticano.

No vídeo, o cardeal falou sobre a importância de relembrar a história e graça de Deus atuando nesses mais de 50 anos da Renovação Carismática. Ele falou, também, sobre o quanto é necessário permanecer em progresso e entender o pedido do Santo Padre, o Papa, para que a Corrente de Graça se espalhe por todo o mundo. Veja:

 

 

 

Sobre o Cardeal Kevin Joseph Farrell*

O Cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida e foi nomeado, também, o novo Camerlengo da Santa Romana Igreja, em fevereiro deste ano, pelo Papa Francisco. Bispo emérito de Dallas (EUA), ele nasceu em 2 de setembro de 1947, em Dublin, na Irlanda. Depois de completar escolas primária e secundária, frequentou na Espanha a Universidade Pontifícia de Salamanca e em Roma a Pontifícia Universidade Gregoriana e Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, obtendo a Licenciatura em filosofia e teologia. Entrou na Congregação dos Legionários de Cristo, em 1966, e foi ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1978 pelo cardeal Eduardo Francisco Pironio.

Depois de ter exercido inicialmente o ministério como capelão do Movimento Regnum Christi, na Universidade de Monterrey, México, em 1983, realizou seu serviço pastoral na paróquia de São Bartolomeu, em Bethesda (Washington-EUA).

No ano seguinte, foi incardinado na Arquidiocese de capital estadunidense, onde foi vice-pároco da Igreja São Tomás Apóstolo até 1985, e depois diretor do Centro Católico espanhol em 1986, diretor executivo da organização caritativa católica de 1987-1988, secretário para os assuntos financeiros de 1989 a 2001 e pároco da Igreja da Anunciação de 2000 a 2002.

No entanto, já desde 2001 passou a exercer os ofícios de vigário geral para a administração e de moderador da Cúria. Em 28 de dezembro do mesmo ano, foi nomeado por João Paulo II bispo titular de Rusuccuru e auxiliar de Washington, recebendo a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2002 do cardeal arcebispo Theodore Edgar McCarrick. Como lema episcopal escolheu State in fide (Permanecei firmes na fé).

Em 6 de março de 2007, Bento XVI o chamou para guiar a Diocese de Dallas, onde assumiu no dia 1º de maio seguinte. Durante o ministério episcopal, exerceu vários cargos: Chanceler da Universidade de Dallas; membro do Conselho de Administração da Universidade Católica da América, da Papal Foundation, da Basílica - Santuário nacional da Imaculada Conceição, do instituto São Lucas, em Washington; presidente da Nova Evangelização da América; delegado nacional dos Congressos Eucarísticos Internacionais; membro do conselho diretivo de administração do Pontifício Colégio Irlandês em Roma; moderador episcopal da consulta para a gestão financeira diocesana.

Dentro Conferência Episcopal estadunidense, exerceu as funções de tesoureiro, presidente do Comitê para o Orçamento e as Finanças e daquele para as coletas nacionais, membro do Comitê para o Culto Divino, consultor do Comitê para a Imigração, membro do Grupo operativo para a promoção das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada.

Em 15 de agosto de 2016, o Papa Francisco nomeou-o prefeito do Pontifício Conselho para os Leigos, a Família e a vida, para o qual confluíram as competências e funções do Pontifício Conselho para os Leigos e a Família que, desde 1º  de setembro de 2016, deixaram de existir.

Ele foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 19 de novembro de 2016.

*Fonte: www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-02/papa-francisco-nomeacao-camerlengo.html

 


Leia mais sobre RCC Mundo